O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou, na terça-feira, 11, o fim da epidemia de dengue no território fluminense. A decisão, publicada no Diário Oficial do estado, foi baseada em análises técnicas do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), da Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ). Segundo o monitoramento, o número de casos está em queda em todas as regiões fluminenses por mais de quatro semanas consecutivas, atingindo o nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue.
A epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti havia sido decretada no Estado do Rio de Janeiro em fevereiro, mês em que foram registrados mais de 91 mil casos prováveis da doença e também com maior número em uma só semana. Entre 18 e 24 de fevereiro, o estado registrou 27 mil casos. No mês de março, foram notificados 85 mil casos, número que caiu para 42 mil em abril. Em maio, a queda foi ainda mais acentuada: 18 mil registros, número 57% menor que o mês anterior.
“Os índices atuais são os mais baixos desde o início da epidemia de dengue em todas as regiões do estado, o que nos deu tranquilidade para reavaliar a medida. Apesar disso, os cuidados devem continuar, com a população mantendo a checagem semanal em suas casas para evitar a proliferação do Aedes Aegypti”, esclareceu a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.
Quase 180 mortes no estado, 12 delas em Nova Friburgo
Na última semana epidemiológica avaliada pelos técnicos da SES-RJ, equivalente ao período entre 26 de maio e 1º de junho, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro deste ano até a última segunda-feira, 10, foram registrados 268.947 mil casos e 178 óbitos pela doença. Em Nova Friburgo, foram contabilizados até a semana passada 2.115 casos positivos e 12 mortes. Um óbito no município continua em investigação pela SES.
A pasta manteve atualização diária de dados sobre a dengue no Painel Monitora e, quinzenalmente, divulga o Boletim Panorama da Dengue, com análises da evolução e tendências de transmissão de casos em todas as regiões do estado. A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou que a emissão dos boletins sobre a dengue no município com a totalização de notificações, casos positivos, negativos e óbitos passará a ser mensal.
Plano estadual de combate à dengue
Além do monitoramento e planejamento do combate à epidemia no estado, a Secretaria de Saúde atuou com medidas de apoio às prefeituras. Como parte do Plano estadual de combate à dengue, dois mil profissionais de saúde foram treinados para acelerar o diagnóstico e o tratamento da doença. O Governo do Estado também coordenou a implantação de centros de hidratação em 44 municípios, que solicitaram apoio, enviando poltronas de repouso, longarinas e bebedouros, além de reforçar os estoques de soro, antitérmicos e analgésicos para assistência direta à população.
Em 11 unidades de pronto atendimento (UPAs) da rede estadual, foram ampliadas as salas de hidratação e as equipes de médicos e enfermeiros.
O Governo do Estado também destinou 160 leitos de nove unidades de referência da rede para o tratamento da doença e lançou uma ferramenta online para auxiliar médicos no diagnóstico e estabelecer condutas de tratamento. Foi criado o Observatório da Dengue - plataforma virtual que permite acompanhar dados e medidas de suporte aos municípios fluminenses, além da instalação do Comitê de Operações Emergenciais para a dengue, que acelerou e aprimorou as respostas à epidemia.
Deixe o seu comentário