Corpus Christi: tapetes, procissão, fé e solidariedade

Durante a programação, a Igreja Católica vai promover uma ação solidária: a arrecadação de cobertores e agasalhos que serão destinados às famílias carentes
quarta-feira, 29 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
A exemplo dos anos anteriores, devotos prometem um espetáculo de religiosidade e beleza na montagem dos tradicionais tapetes de sal para a passagem do Santíssimo Sacramento (Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
A exemplo dos anos anteriores, devotos prometem um espetáculo de religiosidade e beleza na montagem dos tradicionais tapetes de sal para a passagem do Santíssimo Sacramento (Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Nesta quinta-feira, 30, feriado, a Igreja Católica celebra a solenidade Corpus Christi, que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo simbolizados na hóstia consagrada. Como acontece todos os anos, diversas paróquias e entidades friburguenses preparam tapetes de sal ao longo de toda a Avenida Alberto Braune e Rua Moisés Amélio com decorações que remontam a símbolos religiosos. Tudo com muito colorido e garantia de emoção. O trabalho de montagem dos tapetes é uma verdadeira obra de arte e expressa a religiosidade e a dedicação dos devotos, muitos deles, crianças das turmas de catequese das paróquias, alunos de escolas, professores e a população em geral. 

A confecção dos tapetes de sal começa logo cedo, nas primeiras horas da manhã e o trabalho permanece em exposição durante todo o dia para a passagem solene do Santíssimo Sacramento, no fim da tarde, em procissão conduzida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci. Antes da procissão, às 16h, haverá missa solene em um palanque montado na Rua Coronel Zamith, próximo à Igreja de São Bento Abade. A celebração será presidida por Dom Luiz Ricci junto com os demais padres das igrejas de Nova Friburgo. Às 20h, na Praça do Suspiro, terá show do cantor católico Tony Allysson.    

Durante a programação de Corpus Christi, a Igreja Católica vai promover uma ação solidária: a arrecadação de cobertores e agasalhos que serão destinados às famílias carentes assistidas pelas paróquias da Diocese, amenizando o frio desta época do ano na Região Serrana. As doações deverão ser feitas durante todo o dia na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, e na Igreja de São Bento.  

Durante toda esta quinta-feira, a Avenida Alberto Braune ficará interditada. Os ônibus circularão pelas avenidas Galdino do Valle e Comte Bittencourt. As vias transversais também terão o tráfego de veículos interrompido parcialmente.        

Rodovia RJ-116     

A concessionária Rota 116 que administra o trecho privatizado da rodovia RJ-116, entre Itaboraí e Macuco, prevê que aproximadamente 160 mil veículos circulem pela estrada que é o principal acesso a Nova Friburgo para quem vem do Rio, neste feriadão. A concessionária preparou uma operação especial com reforço de equipes para atendimento aos motoristas, caso necessário. O contato com a empresa deve ser feito pelo 0800 282 0116.    

Comércio 

Graças a um acordo entre os sindicatos do Comércio Varejista e o dos Empregados no setor, as lojas de Nova Friburgo estão autorizadas a funcionar no feriado desta quinta-feira, para facilitar friburguenses e turistas que queiram ir às compras. Para funcionar, no entanto, é preciso que o lojista tenha aderido ao acordo coletivo que garante os direitos trabalhistas aos comerciários. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: