A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou um comunicado na tarde desta segunda-feira, 19, em suas redes sociais informando que um problema sistêmico tem impedido alguns contribuintes de gerarem os boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Foro 2024, no site da prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão (Fazenda), a falha técnica é de responsabilidade da empresa terceirizada e fornecedora de software, e que a prefeitura “está empregando todos os esforços para liberar os carnês o quanto antes aos cidadãos, através de seu site.
O problema já vem sendo denunciado por leitores à redação de A VOZ DA SERRA desde a semana. Muitos estão preocupados, pois se a falha persistir, temem não haver tempo hábil para a quitação dos tributos municipais. O calendário de vencimentos do IPTU e do Foro terá início a partir de 10 de março. Nesta data, quem quitar os tributos em cota única terá desconto de 10% (se estiver em dia até 2023; o contribuinte que não estiver em dia, mas optar pela quitação de uma vez terá 2% de desconto).
Em 10 de março vence também a primeira das dez cotas do IPTU, para quem preferir parcelá-lo. Nesta opção, não há desconto. O IPTU 2024 tem reajuste este ano de 4,72%. Já o foro deve ser pago em uma única parcela, até 10 de março, com desconto de 10% ou até 31 de dezembro.
Vale lembrar que junto com as guias para pagamento do IPTU é cobrada também a Taxa de Coleta de Lixo Doméstico (TCLD), cujo valor arrecadado é repassado para a concessionária Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), responsável pelo serviço no município.
Calendário de vencimentos do IPTU
-
Primeira Cota ou Cota Única: até 10 de março
-
Segunda Cota: até 10 de abril
-
Terceira Cota: até 10 de maio
-
Quarta Cota: até 10 de junho
-
Quinta Cota: até 10 de julho
-
Sexta Cota: até 10 de agosto
-
Sétima Cota: até 10 de setembro
-
Oitava Cota: até 10 de outubro
-
Nona Cota: até 10 de novembro
-
Décima Cota: até 10 de dezembro
Foro
- Até 10 de março, com 10% de desconto
- Até 31 de dezembro, sem desconto
Deixe o seu comentário