No horóscopo chinês, os signos duram um ano inteiro, e não apenas cerca de um mês. Isso porque, lá, o parâmetro são os calendários lunar ou solar, definidos com base nos movimentos da lua e do sol. Outra diferença: os signos chineses são representados por animais, e não por constelações.
De forma simplificada, é possível dizer que cada ano do calendário gregoriano (usado na maioria dos países ocidentais) tem um animal equivalente no horóscopo chinês. No entanto, nem sempre o ano inteiro terá um mesmo animal como signo, já que o ano chinês começa entre meados de janeiro e fevereiro.
Pelo calendário lunar, o próximo ano novo chinês começa às 19h59 desta sexta-feira (9), no horário de Brasília, que corresponde a 6h59 deste sábado (10) em Pequim.
Mas, pelo calendário solar, referência para algumas escolas de astrologia, o ano novo chinês começou em 4 fevereiro, no horário de Pequim.
É importante lembrar que o fato de haver duas possibilidades na hora de definir o signo chinês (calendário da lua x calendário do sol) pode gerar uma pequena variação no signo para quem nasce entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro.
Representados por um animal
Confira exemplos de características associadas ao ano de nascimento:
-
Rato (ou camundongo) - tem curiosidade e habilidade para enfrentar desafios;
-
Boi (ou búfalo) - age com calma e busca ser independente;
-
Tigre - tem dinamismo e vigor estimulante;
-
Coelho - tem graciosidade natural ao agir e sensatez;
-
Dragão - tem vitalidade e altivez;
-
Cobra (ou serpente) - astúcia e sabedoria inata;
-
Cavalo - busca por viver com liberdade e prazer;
-
Carneiro (ou cabra, ovelha, bode) - apresenta integridade e sinceridade;
-
Macaco - tem facilidade para improvisar e usar recursos inovadores;
-
Galo (ou galinha) - aparenta ser herói e denota confiança;
-
Cachorro - tem lealdade e constância nas ações;
-
Porco (ou javali) - honestidade e simplicidade.
Cinco elementos
Cada um dos 12 signos chineses é acompanhado de um dos cinco elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água), que representam períodos de energia. A cada novo período do signo, um elemento o acompanha e dá características específicas. O período de dragão com elemento madeira, por exemplo, referente a 2024, tem características diferentes de dragão com elemento água. Exemplos de características associadas a cada um dos elementos dos signos:
-
Madeira - dinamismo e criatividade;
-
Água - fluidez e comunicação;
-
Terra - conservação e manutenção;
-
Metal - rigidez e disciplina;
-
Fogo - alegria e impulsividade.
(Mais informações em g1.globo.com)
Deixe o seu comentário