O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins vai promover no próximo sábado, 3 de fevereiro, um mutirão especial de doação de sangue, das 8h às 11h. A ação busca atender às pessoas que não conseguem ir ao hemocentro durante os dias úteis da semana para fazer a ação que salva vidas. Além disso, no período carnavalesco, a demanda por sangue aumenta, e sua contribuição de mais voluntários pode fazer toda a diferença. Por isso, a direção do hemocentro batizou o mutirão como “Bloco do Doador”. Com a ação, pretende-se sensibilizar a comunidade alertando-a que ao doar, não apenas são reforçados os estoques de sangue, mas também se proporciona esperança e vitalidade para aqueles que mais precisam.
A doação de sangue é um processo rápido e indolor. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 50 quilos e não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos ou derivados de leite antes da doação.
Neste mutirão do próximo sábado, no entanto, a quantidade de doadores estará sujeita à limitação por lotação máxima da capacidade de processamento do sangue doado. Por isso, a recomendação aos doadores é que cheguem cedo para garantir sua participação e, assim, transformar o Carnaval em uma festa de solidariedade.
O Hemocentro de Nova Friburgo funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. O funcionamento normal durante a semana teve o horário estendido e acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.
Deixe o seu comentário