A Secretaria estadual de Educação (Seeduc) iniciou nesta segunda-feira, 27, a fase de pré-matrículas para o ingresso de novos alunos na rede no ano letivo de 2024 nas cerca de 1,2 mil escolas estaduais do Rio de Janeiro. A pré-matrícula é totalmente online e pode ser feita pelo site. Caso o responsável ou aluno (se maior de idade) não tenha acesso à internet, poderá comparecer à escola de sua preferência para realizar a renovação. O prazo das inscrições vai até 14 de dezembro.
Ex-aluno da rede estadual, o governador Cláudio Castro, lembrou sua passagem pelo ensino público e apoia o ensino integral como oportunidade de mais aprendizado. "Eu fui aluno da rede estadual e hoje sou governador do estado. Prova de que o ensino público de qualidade transforma vidas. Por isso o meu conselho é para que as famílias fluminenses matriculem seus filhos nas escolas estaduais de tempo integral. Que abracem essa oportunidade, inclusive de estudar nas escolas interculturais como a Brasil-Alemanha que está sendo aberta este ano em Petrópolis", declarou o governador.
Para a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, a educação integral oferecida por essas unidades possui os mais altos indicadores de qualidade. "Estas escolas têm os menores índices de evasão e os melhores desempenhos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Muitos dos nossos jovens chegam às universidades, conseguem bolsas de estudo no exterior e saem bem mais preparados para o mercado de trabalho, muitos até com ofertas de emprego", afirma a secretária.
Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola. No ato da inscrição, o candidato deve escolher entre três e oito opções de escola/turno. Os estudantes serão alocados obedecendo aos seguintes critérios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, na seguinte ordem: preferência à pessoa com deficiência; crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; permanência na rede pública de ensino; proximidade da residência e, em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.
No dia 29 de dezembro, o resultado da alocação será divulgado no site Matrícula Fácil. O responsável - ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 16 a 19 de janeiro de 2024 e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da confirmação de matrícula, na escola onde o candidato for alocado.
Calendário
- Até 14 de dezembro: 1ª fase da matrícula. Inscrições em www.matriculafacil.rj.gov.br
- Dia 29 de dezembro: resultado da alocação da 1ª fase
- Relação nominal: www.seeduc.rj.gov.br
- Consulta individual: www.matriculafacil.rj.gov.br
- De 16 a 19 de janeiro de 2024: confirmação da 1ª fase da matrícula, nas escolas.
Deixe o seu comentário