Pessoas acima de 65 anos e imunossuprimidas maiores de 18 anos que testaram positivo para covid-19 têm tratamento antiviral gratuito pelo SUS. Os antivirais nirmatrelvir e ritonavir (NMV/r) devem ser utilizados nos primeiros 5 dias de sintomas. O objetivo é diminuir o risco de agravamento da infecção pelo Sars-CoV-2 e a possibilidade de complicações pela doença. O tratamento está disponível no posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro.
O medicamento visa reduzir o risco de internações, complicações e mortes pela covid-19. A definição quanto ao seu uso cabe ao médico, conforme avaliação no momento do atendimento. Para ter acesso ao tratamento, independentemente do status vacinal, o paciente deve se enquadrar nos critérios de idade ou imunossupressão e cumprir todos os pré-requisitos a seguir:
-
Ter covid-19 confirmada por teste rápido de antígeno ou por teste de biologia molecular (RT-PCR)
-
Estar entre o 1º e o 5º dia de sintomas
-
Apresentar quadro clínico leve ou moderado (covid-19 não grave)
-
Não requerer oxigênio suplementar
Definição de caso leve a moderado
Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos E com confirmação laboratorial para covid-19, obrigatoriamente sem indicação de oxigenoterapia suplementar. Observação: o medicamento não está indicado para o tratamento de casos assintomáticos.
Definição de imunossupressão com idade maior que 18 anos
-
Imunodeficiência primária grave ou erros inatos da imunidade;
-
Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
-
Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHIV) com CD4 <200 cels/mm³ (últimos seis meses) ou ausência/abandono de tratamento;
-
Uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por um período ≥14 dias, ou em pulsoterapia com metilprednisolona;
-
Insuficiência renal crônica não dialítica, com taxa de filtração glomerular (TFG) ≥30mL/min;
-
Doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, autoimunes e autoinflamatórias em tratamento com medicamentos modificadores da resposta imune;
-
Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.
Observação: o medicamento não está indicado para o tratamento de casos assintomáticos.
(Fonte: Ministério da Saúde)
Deixe o seu comentário