O aplicativo Posto Digital do Detran, criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro há apenas três meses, quase duplicou o número de acessos ao sistema do Detran-RJ em relação ao trimestre de março, abril e maio de 2022. Nesse período, em que só havia o site do órgão à disposição da população, o sistema do Detran registrou 327 mil visitas. Nos mesmos meses em 2023, a iniciativa fez as visitas saltarem para mais de 540 mil.
Um dos principais serviços online lançados pelo Governo do Estado, o Posto Digital permite ao usuário usar um login e senha para consultar dados sobre seu veículo e sua carteira de habilitação, verificar quantos pontos recebeu com multas de trânsito e obter ou renovar documentos, entre outros serviços.
“Facilitar a vida da população é um compromisso nosso e vamos promover uma transformação digital. Queremos que o Rio de Janeiro seja uma referência nacional. O aumento do número de acessos e a adesão dos fluminenses a essas tecnologias mostram que estamos no caminho correto. Aplicativos como o Posto Digital estão cada vez mais adaptados à rotina das pessoas”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Aumento na comunicação de venda
Com mais acessos, naturalmente o aplicativo também permitiu a realização de mais serviços à população. Uma das funções que registraram aumento em relação a 2022 foi a intenção de venda, a chamada emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e).
Segundo o Detran-RJ, de janeiro a maio de 2022, foram emitidos 63.128 ATPV-e. Comparando com o mesmo período deste ano, o número de autorizações chegou a 76.906. Os dados demonstram a aprovação dos usuários, evitando perda de tempo e mais custos.
Dados gerais
Somando os dados do site e do aplicativo, o Posto Digital, de janeiro a maio de 2022, teve 550.647 acessos, contra os 942.802 em 2023. No processo de renovação simplificada da CNH, de janeiro a maio de 2023 foram mais de 29,7 mil acessos, 658 pedidos de 2º via de CNH, 100,6 mil visualizações de ATPV-e e 211,8 acessos ao documento de licenciamento anual, o CRLV-E.
De acordo com o Detran-RJ, foram registrados nos últimos cinco meses mais de 46,8 mil acessos ao formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e 97,4 mil acessos aos formulários de clínicas médicas.
Deixe o seu comentário