Governo do Estado lança o aplicativo Sucata Online

Ferramenta vai cadastrar os ferros-velhos para o controle e fiscalização da venda dos materiais reciclados
quarta-feira, 21 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O governador Cláudio Castro lançou, na manhã desta terça-feira, 20, o aplicativo ‘Sucata Online’. Desenvolvida pelo Departamento-Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Secretaria de Estado de Polícia Civil, a ferramenta foi criada para catalogar todos os materiais comprados pelas empresas de reciclagens e ferros-velhos, além de cadastrar os dados dos vendedores e da mercadoria vendida, com dados de volume, peso e valores. O objetivo é dar mais segurança para as pessoas que trabalham com insumos dessa natureza. 

“O intuito do aplicativo é fechar o cerco aos receptadores, mas, acima de tudo, proteger o cidadão de bem, que tem a reciclagem como o seu ganha-pão. Nós não vamos penalizar o pequeno catador que, muitas vezes, é utilizado pelos criminosos para cometer delitos, devido à sua vulnerabilidade social. Estamos estudando uma forma de regulamentá-los, dando incentivos e benefícios”, disse Cláudio Castro.

Durante a cerimônia no Palácio Guanabara, o decreto de regulamentação e identificação de vendedores e compradores de sucatas, ferros-velhos, cabos, fios de cobre, transformadores e baterias foi assinado pelo governador Cláudio Castro e os secretários estaduais de Polícia Civil, Fernando Albuquerque e de Planejamento e Gestão, Adilson de Faria Maciel.

“Os estabelecimentos de reciclagens e ferros-velhos terão o prazo de 90 dias para apresentarem a documentação necessária às delegacias de Roubos e Furtos para poderem ingressar no sistema e baixar o aplicativo. Depois disso, os locais serão fiscalizados e monitorados com regularidade pelas forças de segurança para averiguar o material que está sendo comprado pelos comerciantes. Vamos desestimular o exercício irregular do ofício”, finaliza Fernando Albuquerque.  

Também estiveram presentes na cerimônia os secretários estaduais de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires; Gabinete de Segurança Institucional do Governo, Edu Guimarães; Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, além da presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Marcela Ortiz, além de outras autoridades.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: