Como a palavra férias costuma estar associada a cartão de crédito, a Serasa preparou um pequeno guia para quem vai aproveitar a pausa de julho, período de recesso escolar que acaba se refletindo também nas escalas de trabalho das famílias.
A especialista Amanda Rapouzo, diretora da Serasa Crédito, lembra que esse período de movimentação na economia, principalmente nos setores de turismo e entretenimento, precisa vir acompanhado de cuidados relacionados à educação financeira.
“Antes de tomar crédito para usufruir das férias em família ou ao lado de amigos, sugerimos que o consumidor avalie com atenção os benefícios do cartão e escolha a opção que faça mais sentido com seu orçamento e com seus hábitos de uso”, sugere Amanda.
Para fazer com que o período de descanso e lazer seja o mais aprazível possível, a empresa preparou cinco dicas sobre o uso do cartão de crédito:
Analise as opções e entenda o que você realmente precisa
Para escolher entre os melhores cartões de crédito é fundamental que o interessado tenha plena consciência de suas necessidades e particularidades como consumidor. Estabeleça, portanto, seu próprio perfil de crédito.
-
Entenda quais são os principais gastos: compras parceladas, alimentação, lazer e outros, por exemplo;
-
Avalie a periodicidade do uso: quantos cartões utiliza no dia a dia e/ou durante o período de férias;
-
Considere também seus desejos pessoais, como a paixão por viagens internacionais ou descontos em passeios culturais.
Busque benefícios e programas de recompensa
Com diversas opções disponíveis no mercado, os cartões oferecem diferenciais que se destacam de acordo com as necessidades e vontades dos consumidores. Entre elas, algumas podem fazer a diferença na hora de reservar as férias dos sonhos, como seguro-viagem para proteção ou imprevistos, milhas aéreas, programas de pontos, uso internacional para viagens ao exterior e acesso a salas VIP nos aeroportos.
Não se deixe levar pela facilidade de aprovação ou limite alto
Evite o impulso. Antes de fazer o pedido de um cartão de crédito, avalie todos os pontos, como a renda mínima necessária para contratação, tarifas cobradas pelo uso do cartão e benefícios que podem fazer a diferença na rotina. Ao aceitar um cartão com taxas altas só porque foi aprovado ou se empolgar com o limite alto, por exemplo, corre-se o risco de comprometer o orçamento, acarretando problemas financeiros para depois das férias (o que costuma acontecer com muita frequência).
Faça o controle da fatura
- Escolha uma boa ferramenta de organização financeira (planilha, caderno, aplicativo de celular ou outra);
- Anote todos os gastos, desde o sorvete na praia até a passagem de avião;
- Mesmo as compras de menor valor importam ao escolher a melhor oportunidade de limite e realizar o pagamento com tranquilidade ao final do mês;
- Respeite o limite do cartão: caso exceda, o consumidor acarretará cobranças adicionais na forma de juros e afetará a sua pontuação de crédito;
- Some os limites entre os membros da família e não deixe que ultrapassem 30% da renda familiar.
Priorize cartões zero anuidade
O cartão de crédito sem anuidade oferece a flexibilidade do crédito sem tarifa de manutenção. Além de não ser necessário pagar um valor específico para o gerenciamento do seu cartão, é possível contar com outros benefícios, como o maior controle nas finanças, já que o consumidor paga apenas pelo que utiliza e possíveis juros, caso haja atraso no pagamento.
Deixe o seu comentário