Junho Vermelho: campanha alerta sobre a importância da doação de sangue

Sensibilização faz alusão ao Dia Mundial do Doador
quinta-feira, 15 de junho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

“Um doador, com seu gesto solidário, pode salvar até quatro vidas”. É por isso que a doação de sangue é tão importante. E, para conscientizar e sensibilizar as pessoas, a Assembleia Mundial de Saúde designou, em 2005, a data 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue. Essa é também um dia para agradecer aos que voluntariamente vão aos hemocentros doar sangue.

O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, de Nova Friburgo, comemorou a data, com a visita de 20 doadores do município vizinho de Cantagalo para realizar esse gesto de amor. Isso porque a unidade, além de atender aos hospitais de Nova Friburgo, também supre a demanda de mais 13 municípios vizinhos e presta apoio à rede particular. De acordo com a prefeitura, a necessidade do hemocentro é receber entre 20 e 25 doações por dia, perfazendo o total de 400 a 500 por mês.

Mas, atualmente, a média de doações no Hemocentro de Nova Friburgo está na faixa de 280 a 300 por mês e, para isso, está difundindo a campanha de sensibilização Junho Vermelho, com o intuito de receber mais doações. A prefeitura informou também que, todos os tipos sanguíneos são importantes e precisam de doações, mas os tipos mais escassos são do fator RH negativo e, atualmente, A positivo.

Como doar 

Quem se sentir tocado a realizar esse gesto de amor, pode comparecer ao Hemocentro de Nova Friburgo, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã e recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Para doar é preciso ter entre 16 e 60 anos - sendo que menores de idade devem estar acompanhados de um responsável -, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. É preciso estar hidratado e ter se alimentado com comidas leves, evitando derivados de leite ou itens gordurosos. 

O trabalhador que faz a doação, recebe uma declaração de comparecimento, prevista em lei. Mas, os funcionários devem avisar aos empregadores, com antecedência, o dia e o horário da doação.

Não pode doar sangue quem possui ou já teve alguma doença como hepatite, malária, Aids, Doença de Chagas e Mal de Parkinson. Também não pode doar sangue quem é usuário de drogas ilícitas injetáveis. Também há alguns fatores que impossibilitam, temporariamente, a doação, como: estar grávida ou amamentando, ter sofrido aborto ou ter tido o parto, ter feito tatuagem em menos de 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses e ter tido gripe ou covid-19 em menos de 15 dias.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: