Biblioteca itinerante chega a escolas de Friburgo nesta semana

Veículo com acessibilidade tem acervo com mais de 800 livros
terça-feira, 13 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação/VR projetos)
(Foto: Divulgação/VR projetos)

O projeto Biblioteca itinerante BookTruck está em Nova Friburgo com a sua trupe de contadores de histórias – que inclui a mascote de espuma Bookinho e boneco jumento Joca. A iniciativa leva diversão, interação, contação de histórias e atividades lúdicas para alunos de escolas municipais até a próxima sexta-feira, 16.  Totalmente customizado, o furgão transformado em biblioteca leva às escolas um acervo de mais de 800 livros, materiais lúdicos e recursos digitais. O veículo conta ainda com total acessibilidade e rampa para cadeirantes. 

“Nós somos aquilo que nos alimentamos. Por isso surgiu o projeto BookTruck e, infelizmente os brasileiros se alimentam mal quando o assunto é cultura. Um exemplo é que pelo menos a metade das escolas não possuem bibliotecas, nem sequer uma sala de leitura. Nosso propósito é proporcionar às crianças o acesso ao mundo mágico da leitura, que estimula a atenção, a imaginação, a curiosidade, a interpretação e melhora, em muito, o aprendizado da língua portuguesa”, conta Renato Paixão, diretor da VR Projetos, empresa responsável pela iniciativa itinerante, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/1991) e conta com patrocínio do Grupo Águas do Brasil e da concessionária Águas de Nova Friburgo. 

"Nós acreditamos que, por meio da educação, seja possível transformar a sociedade. Esperamos que as crianças possam experimentar o mundo mágico da leitura e, com isso, ampliar o conhecimento. Os jovens são importantes multiplicadores de informação", destaca a diretora da concessionária, Danielle Moreira.

Nesta nova edição, o projeto já passou pelo estados de Goiás, e Minas Gerais e a expectativa é alcançar cerca de 70 mil pessoas. Ontem, 12, o Book Truck esteve na Escola Municipal Décio Monteiro Soares. Hoje, 13, é a vez da Escola Adezir Almeida Garcia, no Córrego Dantas; amanhã, 14, no complexo N.S. das Graças, em Olaria; quinta, 14, no Colégio Padre Rafael, no Cordoeira, e na sexta, 16, na Escola Izabel Gomes Siqueira, em Conselheiro Paulino, sempre das 10h às 14h.   

Foto da galeria
(Foto: Vanessa Fontoura)
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: