O programa de prevenção à saúde bucal Brasil Sorridente foi relançado nesta semana pelo Governo Federal. A cerimônia de sanção do projeto de lei 8.131/2017, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal, no Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada na segunda-feira, 8, em Brasília. Com a sanção do projeto de lei - que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde - a população brasileira poderá ter maior acesso à prevenção e ao tratamento odontológico com gratuidade.
O Brasil Sorridente foi criado em 2004 e, segundo o Ministério da Saúde, em dez anos, mais de 80 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa, recebendo diversos tipos de atendimento odontológico. O programa é destinado a todos os brasileiros, mas em especial as famílias mais carentes e hipossuficientes do país.
Para ser atendido pelo Brasil Sorridente, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deverá procurar uma unidade básica de saúde e fazer um cadastro assim que esse procedimento começar nos municípios. O Ministério da Saúde, no entanto, ainda não divulgou uma data para isso.
Serviços oferecidos
No atendimento odontológico do Brasil Sorridente, os dentistas farão limpezas, extrações, exames que viabilizem a necessidade de uso de aparelho odontológico e que busque identificar algum tipo de câncer bucal. O usuário ainda tem direito a fazer restaurações dentárias, remoção de tártaros, retirada dos dentes sisos, implantes dentários, tratamentos de cáries, ortodontia, tratamento de canal e em alguns casos até biópsias ou mesmo periodontia.
Os tratamentos do Brasil Sorridente são similares aos que são oferecidos na rede particular, já que, foi criado justamente atender as pessoas que não possuem renda suficiente para custear uma consulta ou ainda todo um tratamento odontológico particular. (Com informações da Agência Brasil e Portal Saúde)
Deixe o seu comentário