Coletores de óleo de cozinha usado instalados na prefeitura

Material recolhido será transformado em pasta de sabão doada à entidades assistenciais
sexta-feira, 17 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Através de uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Serviços Públicos, e a concessionária Águas de Nova Friburgo, três coletores de óleo de cozinha usado foram instalados no pátio da Prefeitura de Nova Friburgo e no restaurante popular e também na antiga Rodoviária Leopoldina, na Avenida Alberto Braune. A instalação dos coletores contou com cerimônia na última quinta-feira, 16, com a participação dos secretários de Meio Ambiente, Andréa Duque Estrada, e de Serviços Públicos, Marcelo Silva, e o líder de sustentabilidade da concessionária Águas de Nova Friburgo, Bernardo Vecci.

Além dos servidores municipais, a população também poderá depositar as garrafas de óleo nos pontos de entrega instalados. A secretaria de Meio Ambiente informou que uma campanha será promovida junto aos funcionários da prefeitura para estimulá-los a fazer o descarte correto do óleo usado em casa, evitando a poluição ambiental. 

De acordo com o volume de óleo depositado nos coletores os , funcionários da Águas de Nova Friburgo irão recolher todo o montante. “Essa ação vai ajudar muito na diminuição do óleo de soja usado que é jogado no ralo da pia, o que acaba danificando as instalações hidráulicas e poluindo os rios, prejudicando o próprio trabalho de tratamento feito pela concessionária”, observou a secretária de Meio Ambiente. Para coletar o óleo usado é preciso deixá-lo esfriar, colocá-lo em uma garrafa pet e levá-lo a um dos Ponto de Entrega Voluntária (PEV).

Preservação ambiental com responsabilidade social 

A parceria entre a prefeitura e a concessionária Águas de Nova Friburgo para coleta de óleo de cozinha usado teve início, há um mês, no carnaval, quando houve um bom resultado. O líder de sustentabilidade da concessionária, Bernardo Vecci, diz que a implantação dos novos coletores alcança dois ângulos, tanto a responsabilidade ambiental quanto a social.

“Todo o óleo de cozinha a ser coletado vai ser transformado em pasta de sabão, que será doada às entidades assistenciais friburguenses. Para cada dois litros de óleo será obtido meio quilo de pasta de sabão. Assim conseguiremos diminuir o impacto ambiental nos rios e também ajudar as pessoas atendidas por essas entidades filantrópicas”, observa Bernardo.

Ainda de acordo com o representante da Águas de Nova Friburgo, novos coletores serão instalados em outros pontos da cidade e parcerias continuarão sendo firmadas com associações de moradores para o recolhimento do óleo nos bairros e a posterior maior produção de pasta de sabão.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: