A esporotricose, também conhecida como ‘’doença do jardineiro’’, é uma micose que atinge humanos e animais por meio de uma alergia na pele provocada por fungos, que são encontrados em terras e materiais em decomposição. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, há o registro de 40 casos da doença em Nova Friburgo somente neste ano.
A fim de combater a disseminação da esporotricose, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, através das equipes do departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, está atuando nos bairros, principalmente nas localidades da zona rural, para identificação dos casos, apoio no tratamento e orientações para prevenir a enfermidade.
Na manhã da última sexta-feira, 10, as equipes estiveram na localidade de Rio Bonito, no distrito de Lumiar, de forma itinerante, realizando a busca ativa e a conscientização. Outros bairros também foram visitados, como Granja Spinelli, Santo André e Olaria. Para notificar a Vigilância sobre algum animal com esporotricose, é necessário ir até a sede, que fica na Rua Augusto Cardoso, 52, no centro da cidade. A doença costuma ser mais evidente em gatos.
Deixe o seu comentário