Os estudantes aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023 devem realizar sua matrícula na instituição para a qual foram selecionados até esta quarta-feira, 8. Foram disponibilizadas, ao todo, 226.399 vagas para cursos de graduação, em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. As informações sobre a documentação exigida para a matrícula podem ser verificadas no Boletim Sisu, disponível no ambiente de inscrição do candidato, na página do programa.
Cada universidade tem um procedimento próprio para realização da matrícula, com solicitação de determinados tipos de documentos. Também pode haver solicitação de comprovações específicas para o caso de estudantes que concorreram a vagas reservadas por cotas. A lista de aprovados está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Por lá é possível verificar se o estudante conseguiu a vaga na universidade escolhida como primeira ou segunda opção. Em seguida é preciso verificar no site oficial da própria instituição de ensino qual o procedimento para matrícula e quais os documentos exigidos.
Lista de espera
O prazo para participar da lista de espera começou a valer na última terça-feira, 28, e segue também até esta quarta-feira, 8. A convocação dos candidatos da última etapa, por parte das universidades, está prevista para ocorrer a partir do próximo dia 13. Estudantes que tenham selecionado um ou dois cursos e não tenham sido aprovados poderão se inscrever novamente para as mesmas opções.
“Os candidatos devem acompanhar também as informações divulgadas pelas instituições de ensino para as quais disputam vagas por meio da lista de espera”, destacou o Ministério da Educação. Caso as vagas disponíveis originalmente não sejam preenchidas, serão convocados estudantes dessas listas. O Sisu reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria ofertada por instituições federais (universidades e institutos). (Agência Brasil)
Deixe o seu comentário