A Igreja Católica lançou na última quarta-feira de Cinzas, 22, a 60ª edição da Campanha da Fraternidade, junto com a abertura da Quaresma, período de 40 dias em que os fiéis se preparam espiritualmente para as celebrações da Semana Santa que lembram a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, na Páscoa. Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade será “Fraternidade e Fome” e o lema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer”, extraído do Evangelho de São Mateus.
Em Nova Friburgo, a Diocese promoverá a cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade neste domingo, 26, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, no bairro Olaria. As atividades começarão às 16h com pregações, louvores, música e celebração de missa solene, às 18h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci.
O tema da fome será abordado pela terceira vez, pois também teve enfoque nas campanhas de 1975 e 1985. A Campanha da Fraternidade sempre convida os católicos a vivenciar e a refletir sobre o tema proposto na perspectiva social, amparando aos irmãos mais vulneráveis por meio de gestos de solidariedade.
Solidariedade
Quem for participar das atividades de abertura da Campanha da Fraternidade poderá colaborar com a Diocese ofertando um quilo de alimento não perecível, que será destinado às famílias assistidas pela Cáritas Diocesana. No dia 2 de abril, Domingo de Ramos (abertura da Semana Santa), os fiéis católicos serão convidados a colaborar, com a Coleta Nacional da Solidariedade, um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade que será realizada nos momentos de ofertório em todas as missas celebradas nas igrejas de todo o Brasil. Toda a doação em dinheiro que for arrecadada nesta ocasião integrará os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.
Do total arrecadado, 60% ficará na própria diocese e será gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.
Deixe o seu comentário