Boas práticas para aplicar no trânsito

Veja o que você pode fazer para ajudar a tornar o trânsito um “lugar” melhor
quarta-feira, 28 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Neste fim de ano, além do trânsito mais intenso, também é necessário redobrar o cuidado com as estradas escorregadias por causa das chuvas. Há vários cuidados no trânsito que devem ser aplicados diariamente para melhorá-lo como um todo. Além daquilo que é aprendido na auto-escola, a prática ao volante, no comando de uma moto ou bicicleta ou em qualquer outro veículo ou meio de transporte, também ensina muita coisa.

Porém, nem todos conhecem essas práticas, ao passo que outros conhecem apenas algumas delas, inclusive, pedestres. Quanto maior for o conhecimento nessa área, melhor. Separamos uma série de dicas para ajudar motoristas e pedestres a terem mais cuidado no trânsito.

Preste total atenção no trânsito

A atenção é indispensável para todos que fazem parte do trânsito, dos caminhoneiros aos pedestres. Atente-se ao que está acontecendo ao seu redor para evitar a chance de ser surpreendido por algo que pode trazer sérios prejuízos, tanto materiais quanto, principalmente, de saúde.

Seja cordial

Definitivamente, um dos principais cuidados no trânsito é a cordialidade. É muito melhor dar passagem para um ‘apressadinho’ do que tentar fazer manobras bruscas que colocam em risco a segurança de todos os envolvidos, por exemplo.

Seja paciente

A paciência é uma virtude que deve ser cultivada em toda a vida, e não é diferente no trânsito. Mesmo que alguém atrás de você esteja buzinando sem parar, mantenha a tranquilidade e concentre-se na condução do veículo. 

Da mesma forma, tenha paciência também com carros que estão à sua frente e andam devagar, pois nunca se sabe o que pode estar acontecendo. A mesma paciência deve ter o pedestre, aguardando o sinal verde para atravessar, e respeitando a faixa destinada a ele.

Dê a preferência quando necessário

Quem nunca se deparou com a situação de ver um carro na mão oposta que quer entrar para o seu lado da faixa, para estacionar em uma loja, por exemplo, mas que ninguém dá a passagem? Se isso acontecer com você, dê a preferência e ajude na fluidez do trânsito, de modo que ambas as mãos possam trafegar adequadamente.

Atente-se às sinalizações

Seja nas placas, nas sinalizações de solo ou mesmo nos agentes de trânsito. Sempre preste muita atenção em tudo o que é sinalizado, pois aquilo é feito de modo a manter a segurança no trânsito e fazer com que ele seja melhor para todos.

Deixe o celular de lado

É aceitável usar o seu smartphone como GPS para chegar em algum lugar que você não conhece, mas jamais utilize o celular enquanto dirige. Esse é um dos principais cuidados no trânsito. Qualquer olhadinha que você der para o celular pode colocar em risco a sua segurança e a sua vida, além da de todos que estão ao redor.

Manutenção do carro em dia

Sempre mantenha tudo em dia. Assim, você evita falhas mecânicas, elétricas e de outras categorias enquanto dirige, o que também pode ser muito perigoso, além de atrapalhar o tráfego.

Redobre a atenção perto de casa ou em locais que conhece

A maioria dos acidentes de trânsito acontecem perto de casa. Uma das causas é que os motoristas conhecem tanto aquele lugar que não prestam tanta atenção na sinalização e no próprio trânsito ao redor. Portanto, ainda que seja na rua de sua casa, mantenha o olho vivo. 

Sempre use o cinto de segurança

Além de ser obrigatório por lei, isso ajuda a minimizar o impacto causado em eventuais colisões. (Com informações do site ThinkSeg)

Três acidentes em apenas dois dias

Na tarde desta segunda-feira, 26, uma carreta que transportava óleo tombou na altura do km 62 da Serra de Cachoeiras de Macacu. De acordo com informações da Rota 116, o trecho precisou ficar interditado. O motorista da carreta foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado até o Hospital Municipal Raul Sertã.

Ainda na segunda, um outro acidente aconteceu por volta das 15h40, na Via Expressa e interditou as duas pistas. Um motorista perdeu o controle com a pista escorregadia, colidiu com o poste e voou por cima da mureta divisória.

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram deslocados para atender a ocorrência. A concessionária Energisa também enviou equipes para o local do acidente. 

De acordo com nota divulgada pela Smomu, “agentes da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana estão no local dando apoio aos funcionários da concessionária Energisa Nova Friburgo, que fazem operação na rede elétrica afetada no acidente. Os dois sentidos da Via Expressa permanecem fechados”. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o veículo foi retirado do local por volta das 23h. 

Já na manhã desta terça-feira, 27, um caminhão tombou na RJ-142 (Serramar). 

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: