Ao longo de 2022, a Energisa realizou ações de combate a furtos de energia, e só neste ano, foram identificadas 130 ligações irregulares, entre residências e comércios de Nova Friburgo. Ao todo, foram recuperados 180 mil KWh de energia, o equivalente a cerca de R$ 190 mil, suficiente para abastecer 1.500 residências por um período de 30 dias, que equivale ao consumo de energia residencial do distrito São Pedro da Serra, em um mês.
“Quando os furtos são combatidos e a energia é recuperada, esses valores poderão ser investidos em obras de manutenção e ampliação da rede elétrica. Por outro lado, a prática prejudica todos, especialmente aqueles que não furtam energia, já que os famosos ‘gatos de energia’ impactam na qualidade e segurança de quem paga corretamente pela energia”, alerta o gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Luciano Lima.
Este ano, a Energisa investiu em Nova Friburgo R$ 580 mil em ações de combate ao furto de energia, em Nova Friburgo, como inspeções em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais, análises de histórico de consumo e denúncias.
“Temos o compromisso de distribuir energia com qualidade e segurança para os nossos clientes e isso também passa pela redução das irregularidades. A população sabe que o combate ao furto de energia é um dever de todos, já que uma parcela desse furto é repassada na tarifa de energia elétrica, por esse motivo denuncie as irregularidades em nossos canais de atendimento da Energisa”, reforça Lima.
Riscos à segurança
Os furtos de energia, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia, põem em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem aos padrões de fornecimento, podendo ocasionar o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.
“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e ou até um acidente fatal. O risco também pode se estender à população circunvizinha, além de onerar os clientes que pagam a conta de energia em dia”, destaca o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Luiz Eduardo Mendes.
Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima, pelo Call Center 0800 032 0196 (ligação gratuita) e nas agências de atendimento.
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