A chuva intermitente em Nova Friburgo deixa o município em estado de alerta devido a possibilidade de deslizamentos de encostas nas áreas de risco, já que o solo está bastante encharcado. A instabilidade começou ainda na semana passada e tem obrigado os friburguenses a terem que utilizar guarda-chuvas sempre que sair de casa. E agora também, agasalhos, pois a temperatura caiu.
O mau tempo também tem mobilizado as equipes da Defesa Civil. Só no último fim de semana, o órgão recebeu, pelo menos, 19 chamados. A maior parte deles era de solicitações de vistoria técnica em árvores que ameaçavam cair. Na última segunda-feira, 5, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo divulgou um balanço dos acionamentos realizados entre os últimos dias 2 e 5. Foram dois chamados sobre desabamentos de muro e dois sobre deslizamentos de encostas. Além disso, o número de ameaças de queda de encostas e de árvores foram três para cada.
Nos bairros Nova Suíça, Lagoinha, Bela Vista e Loteamento Floresta, no distrito de Conselheiro Paulino, houve quedas de muros e deslizamento de material na obra de contenção do Governo do Estado. Já no Córrego Dantas há risco de deslizamentos de encostas e queda de árvores.
Mais chuva
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Nova Friburgo continua sob alerta amarelo, que indica a possibilidade de chuvas intensas (entre 20 e 30 milímetros/h ou até 50 mm/dia) e ventos intensos (40-60 km/h). A previsão para esta quarta-feira, 7, é de 90% de chuva de até 40 mm a qualquer hora do dia, marcando temperaturas entre 15° e 20° graus.
A partir desta quinta-feira, 8, as chuvas devem diminuir para 5 mm. Para receber alertas, via SMS, da Defesa Civil e orientações sobre como proceder nas situações de emergência, os moradores de todo o estado do Rio podem enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o número de seu CEP, cadastrando assim, o endereço do solicitante. Cabe destacar que só vale enviar um CEP por vez. Em caso de emergência, ligue 199.
Deixe o seu comentário