As lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas, por acordo assinado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio, a funcionar em horário estendido no mês de dezembro, para facilitar as compras de Natal dos consumidores. Cláusula do acordo estabelece que, para ampliar o expediente, as empresas devem homologar, nas duas entidades, um termo de adesão à convenção coletiva da categoria.
“É um processo igual ao exigido nos feriados. Só que nosso instrumento coletivo institui um termo para cada feriado, enquanto um único documento vale para o período inteiro de extensão de horário perto do Natal, assim como próximo aos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças”, esclarece Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
As lojas têm permissão para abrir até 20h do dia 1º ao dia 10; até 22h do dia 12 ao dia 24; até 22h nos domingos 4, 11 e 18; e a partir das 9h nas segundas-feiras, 5, 12 e 19, quando normalmente o comércio local obedece à Semana Inglesa (abertura das lojas às 13h).
“Sempre incluímos essa cláusula na convenção porque sabemos que as pessoas ficam bastante ocupadas no fim do ano e querem encontrar lojas abertas até mais tarde. A iniciativa contribui para melhorar o desempenho do comércio e, ao mesmo tempo, consiste numa ajuda aos nossos clientes em fase de correria e muitas atribuições”, ressalta Braulio.
O presidente do Sincomércio acrescenta que o termo de adesão serve para regulamentar o atendimento do setor em datas e horários especiais e para assegurar os direitos trabalhistas dos comerciários.
“A oficialização do termo, nos sindicatos patronal e laboral, reitera o compromisso do comércio com as determinações do instrumento coletivo. Insistimos com os empresários para que não deixem de proceder à adesão”, enfatiza.
Além de Nova Friburgo, compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que seguem a convenção coletiva em sua integralidade.
CDL pede maior vigilância nas ruas às polícias Civil e Militar
Braulio Rezende solicitou ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e à 151ª Delegacia de Polícia Civil reforço no policiamento das ruas em dezembro, com vistas a aumentar a segurança dos consumidores e das lojas que funcionarão em horário ampliado.
Em correspondências enviadas ao comandante do 11º BPM, tenente-coronel André de Holanda Cavalcante, e ao delegado titular da 151ª DP, Henrique Pessôa, ele disse que espera contar, mais uma vez, com o fundamental apoio dos dois órgãos para a tranquilidade do Natal em Nova Friburgo.
“Essa medida se torna indispensável numa época em que habitualmente cresce o movimento nas ruas, nas lojas e nos bancos. Os consumidores passam a circular com mais dinheiro e sacolas, e acabam vulneráveis a assaltos e roubos. Felizmente, todos os anos, o batalhão e a delegacia acatam nosso requerimento e intensificam o policiamento na cidade”, concluiu o presidente.
Deixe o seu comentário