A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) iniciou nesta quinta-feira, 17, a 1ª fase de matrículas para escolas da rede estadual para o ano letivo de 2023. São mais de 1.200 escolas com oportunidades para Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, cívico-militares, e de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.
A 1ª fase de matrícula vai atender os alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. O prazo das inscrições vai até 9 de dezembro. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.
No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter três opções na combinação de escola/curso/série/turno. A Seeduc esclarece que a 1ª fase da matrícula não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, e nesta ordem: preferência à pessoa com deficiência; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; permanência na rede pública de ensino e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.
No dia 22 de dezembro, o resultado da alocação será divulgado no site Matrícula Fácil. O responsável - ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 3 a 12 de janeiro de 2023 e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da confirmação de matrícula na escola onde o candidato for alocado.
Deixe o seu comentário