O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Neste mês, o Ministério da Saúde irá abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas unidades básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).
Dentre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos.
Tratamento em Nova Friburgo
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o município possui o atendimento urológico na rede básica de saúde, assim como possui uma coordenação de Saúde do Homem destinada a esse público. Além disso, no programa familiar há um urologista destinado a realização de procedimentos como vasectomia.
Também há a assistência urológica no ambulatório do Hospital Municipal Raul Sertã, onde são realizados os atendimentos de urgência. Através da Secretaria Municipal de Saúde, há ainda a realização de biópsia de próstata. Atualmente não há filas de espera no município, sendo assim, o procedimento está acessível para a população que possui o encaminhamento do SUS. Há a expectativa de que, em breve, a biópsia seja feita dentro do Hospital Raul Sertã, ampliando ainda mais as oportunidades do friburguense.
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
De olho nos sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Quais são os fatores de risco?
• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio
• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer
• Obesidade
O “Novembro Azul”
A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro. (Com informações do Ministério da Saúde)
Deixe o seu comentário