Um fim de ano diferente. As vitrines e prateleiras das lojas de Nova Friburgo estão divididas entre o vermelho, o verde, o amarelo e o branco. Artigos relacionados ao Natal e ao réveillon tomarem conta das lojas nesta época do ano já é uma rotina, no entanto, a Copa do Mundo, que será realizada a partir do próximo dia 20 também disputa espaço nas vitrines das lojas com artigos verde e amarelo alusivos à nossa Seleção.
A Copa do Mundo, desta vez, será realizada fora de época (geralmente acontece entre junho e julho) devido ao calor excessivo no Catar no meio do ano, quando a temperatura por lá chega aos 45 graus, inviabilizando o desempenho dos jogadores. O fato faz os comerciantes misturarem artigos das três festividades em suas prateleiras disputando a preferência dos clientes-torcedores.
Esse, pelo menos, é o cenário de uma loja de decoração e festas no centro de Nova Friburgo. A gerente Nathália Haddad tenta harmonizar o espaço físico da loja: de um lado, árvores de Natal, bolas, pisca-piscas. Do outro, bandeiras do Brasil, cornetas e bandeirinhas. “Estou com metade da loja vermelha para o Natal e a outra metade verde e amarela, para a Copa. Para o Natal, a expectativa é de aumento de 20% nas vendas em relação ao ano passado, pois com a redução da pandemia, as pessoas voltaram a se confraternizar. Já em relação à Copa fora de época, realizada praticamente junto ao Natal, não tenho ainda um parâmetro, mas imagino manter o volume de vendas do último campeonato mundial, em 2018”, acredita.
Gasto médio de R$ 160 com a Copa
Uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio) com 1.162 consumidores fluminenses, mostra que 34,4% dos entrevistados pretendem comprar algum produto relativo à Copa. O gasto médio de cada consumidor, um total de 2,7 milhões de pessoas, deve ser de R$ 158 e a movimentação financeira no estado vai girar em torno de R$ 422 milhões. Os produtos mais procurados, segundo a pesquisa, são as roupas alusivas à Copa ou à Seleção brasileira (57,8%), seguidas da camisa oficial (29,3%) e bandeiras do Brasil (10,3%).
Aumento da confiança
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que é apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) referente a outubro, também demonstra otimismo com a proximidade das festas de fim de ano, impulsionado este ano, pela Copa. A perspectiva para o comércio no curto prazo avançou 0,6%, com o indicador alcançando 160,9 pontos, o maior nível desde março de 2020.
Outro termômetro que demonstra confiança no aumento de vendas no final de ano com a Copa do Mundo é a intenção de contratação, que avançou 4,5% em relação a outubro de 2021, de acordo com a pesquisa da CNC. O indicador está atrás apenas de outubro de 2013, e 82,8% dos varejistas consultados pretendem contratar mais funcionários, maior proporção desde dezembro de 2013.
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