Uma boa notícia para os candidatos que perderam o prazo de inscrição do vestibular do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) para o primeiro semestre de 2023. As inscrições foram prorrogadas até o próximo domingo, 6, e devem ser feitas exclusivamente pela página do vestibular. O concurso oferece 7.639 vagas distribuídas em 17 cursos de graduação, ofertados de forma gratuita e na modalidade semipresencial pelas instituições de ensino superior que compõem o Consórcio Cederj, coordenado pela Fundação Cecierj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio), vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os aprovados no vestibular Cederj serão matriculados em uma das sete instituições de ensino superior que compõem o Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
O estudante encontrará todo o apoio necessário para os seus estudos contando com: secretaria, laboratório de informática, biblioteca, sala de estudos, salas de tutoria e laboratórios. Os cursos têm material didático próprio, especialmente preparado para educação a distância, e ambiente virtual de aprendizagem com recursos pedagógicos, atividades e interatividade.
As graduações oferecidas no vestibular Cederj são: os bacharelados em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Engenharia Meteorológica, as licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo; e as tecnologias em Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.
O concurso contará com aproveitamento de notas de mais de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato que pretende utilizar a nota do Enem deve prestar atenção às regras definidas por cada universidade. As inscrições devem ser feitas pelo site.
Quem desejar fazer uso do que dispõe o decreto estadual 43.065, de 08/07/2011, que trata dos direitos de travestis e transexuais em utilizarem o nome social, deve enviar e-mail para vestibular.cederj.prograd@id.uff.br, informando o número de requerimento e o nome a ser inserido como nome social.
Deixe o seu comentário