O Procon do Estado do Rio de Janeiro preparou uma cartilha com dicas para alertar consumidores sobre como fazer uma compra segura para o Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira, 12. A cartilha alerta os consumidores para ficarem atentos aos sites e lojas físicas. Entre as dicas principais estão: pesquisar o preço, verificar as condições de troca, de entrega e a segurança dos brinquedos e do e-commerce.
Antes de comprar, o Procon aconselha que o consumidor pesquise os preços dos produtos em sites e lojas diferentes. Dessa forma pode-se ter um parâmetro sobre os produtos estarem ou não dentro dos preços praticados pelo mercado em diferentes estabelecimentos. Além disso, o consumidor precisa prestar atenção no valor à vista e parcelado do produto.
Outro ponto destacado pelo Procon é a segurança do produto. É necessário que o cliente esteja atento aos produtos que podem causar alergia ou intoxicação, observar a presença de peças pequenas, verificar a faixa etária e estar atento aos recalls (retirada de produtos das prateleiras quando apresentam qualquer tipo de problema).
A proteção do consumidor no ambiente virtual também é mais um destaque da cartilha educativa do Procon. O órgão de defesa do consumidor observa que é sempre bom reforçar que sites com preços muito abaixo do mercado necessitam de uma maior atenção. Por isso, a segurança online em relação a dados pessoais e financeiros merece atenção redobrada, verificando sempre a reputação da empresa, por exemplo.
O consumidor deve ficar alerta e buscar consultar através de sites que possuem informações sobre o fornecedor, como o consumidor.gov. Por esse motivo, a lista de sites não recomendados é atualizada constantemente e pode ser acessada aqui. A cartilha do Procon para o Dia das Crianças pode ser acessada aqui.
* Texto da estagiária Nathalia Rebello com a supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário