Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Brilhando em Sampa
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Brilhando em Sampa
O cantor friburguense Vitor Ferraz está se destacando em terras paulistas. Famoso pelos seus inúmeros shows em festas abertas e fechadas em Nova Friburgo, o sertanejo está dando voos maiores em São Paulo. No último fim de semana, ele foi o convidado especial da dupla Maria Cecília e Rodolfo para a concorrida festa junina de Mauá.
Sucesso nas redes
Tocando para milhares de pessoas, Vitor Ferraz cantou algumas músicas, incluindo a sua canção em parceria com a dupla: “Banquinho da Saudade”. A canção já acumula mais de 274 mil downloads na plataforma de streeming Spotfy e o clipe oficial tem quase 150 mil visualizações no YouTube. Vitor Ferraz ainda tem outras três músicas próprias gravadas: “Amor do Jeito Errado”, “Escondido é Melhor” e “Outra Vez”.
Sem abandonar as raízes
Em São Paulo, o cantor friburguense vive um novo momento na carreira. Ele tem participado de batalhas musicais com outros artistas, a maioria transmitidas no TikTok. A ferramenta tem sido considerada importante para alcançar o estrelato nacional. Apesar de estar agora mais na capital paulista, ele não desfaz os laços com Nova Friburgo e seguirá, ainda que com menor frequência, fazendo shows por aqui e cidades vizinhas.
Enredo 2023
Em busca do inédito tetracampeonato do carnaval friburguense, jamais conquistado por qualquer agremiação, a Vilage no Samba já tem enredo para o Carnaval 2023. Dona de cinco tricampeonatos, a maior campeã da folia vai cantar a África, com o enredo “Tambores da África”. A oito meses do carnaval, a verde e branco já tem tudo planejado e mais uma vez se mostra adiantada.
Disputa de samba
A escola, recentemente, elegeu seu novo presidente, para o próximo biênio: Rodrigo Benevenuti. Não foi definido ainda, no entanto, se a Vilage, voltará com as disputas de samba. Há correntes contrárias à ideia ventilada na agremiação, uma vez que os sambas do campeoníssimo Jefinho seguem obtendo notas máximas.
Impedir o tetra
Quase certo: quem deve voltar a ter disputa de samba é a Unidos da Saudade. Movimentar a quadra e abraçar a ala de compositores é o que motiva a agremiação que não obteve notas máximas no samba encomendado desse ano. A Imperatriz de Olaria também deve manter a tradição da disputa. O Alunão segue em dúvida se manterá a concorrência ou se encomendará a obra. Entre as quatros agremiações, a Vilage é a única que já revelou seu enredo em busca do título que as demais tentarão impedir de ocorrer.
Cigarros eletrônicos
Vendidos livremente em festas e até lojas em Nova Friburgo e em quase todo o país, os cigarros eletrônicos devem continuar proibidos no Brasil. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) debate hoje, 22, na diretoria colegiada do órgão, se segue com a proibição e como faz para que a proibição, de fato, tenha resultado. Estudos indicam que o mercado ilegal no país já atinge perto de dois milhões de usuários e movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano.
Proibidos, mas nem tanto
Os números comprovam que a proibição é irreal e que efetivamente nada tem sido feito para brecá-la. Mas os técnicos sustentam que a liberação, além de “tecnicamente inviável”, é “potencialmente lesiva à saúde pública”. Após o encontro de hoje, será feita uma versão final de proposta de norma sobre os cigarros eletrônicos que caminha para seguir com a proibição, mas com apontamentos para enfrentar o problema da ilegalidade.
Friburguense
O Friburguense volta a campo após quase um mês, hoje, 22, diante do América, fora de casa, na estreia do time no 2º turno do Estadual da segundona. A principal novidade fica no banco de reservas. A solução para substituir Gerson Andreotti no comando da equipe foi mesmo caseira, como antecipado pelo Observatório. O ex-goleiro, Afonso Galhardo, é quem desempenhará a função.
Novo comandante
Na visão da diretoria de futebol, além do longo histórico com a camisa tricolor e a confiança estabelecida, Afonso tem voz ativa e boa visão de jogo. Com um time moldado pelo agora ex-técnico, Gerson Andreotti, que desde o início tinha acertado que ficaria até junho, Afonso terá um jovem time que conseguiu demonstrar evolução nas últimas partidas. O primeiro desafio não será nada fácil, mas estrear fora de casa tira também certo peso de obrigação de vitória.
Zerado
No 2º turno da competição, os times de um grupo enfrentam os do outro, mas somam pontos nas suas próprias chaves. O formato pode trazer desequilíbrio, uma vez que não há confrontos diretos. Em um primeiro momento, o objetivo é evitar um rebaixamento que é a soma dos pontos do 1º com o 2º turno. Com cinco pontos acumulados, pelas contas, o Friburguense precisaria de mais cinco para anular essa possibilidade. Mas pelas últimas partidas, o torcedor pode ter otimismo maior e até sonhar com uma vaga nas semifinais do turno.
Todos contra o Voltaço
Pelas competições anteriores e por projeções matemáticas, dez pontos garantem vaga nas semifinais do turno. O Volta Redonda, campeão do 1º turno, consegue o retorno à elite, no mesmo ano em que caiu, sem necessidade de final, caso ganhe também o 2º turno e nenhum outro time some mais pontos no geral. Todos os demais 11 tentarão impedir a façanha.
Palavreando
“O cotidiano é a rede que me deito na varanda para assistir a noite chegar. É do retalho das horas que costuro vivências e observações. Vejo o sol se pôr e me deixo ser adotado pelo sol. Ainda que filho legítimo do sol, não preciso ser convencido para reconhecer a beleza da lua”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário