Um inquérito aberto na 151ª DP está investigando as denúncias, já de conhecimento da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, subordinada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de maus-tratos a animais em um sítio em Cardinot, bairro do distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo.
Tudo começou com o desaparecimento, em 30 de dezembro passado, de um cão da raça husky siberiano, nas vizinhanças do sítio. Toddy, de 10 anos, só foi encontrado dez dias depois, nesta segunda-feira, 11, enterrado em uma cova rasa no quintal do sítio. Acionada juntamente com a Polícia Militar, a Polícia Civil realizou perícia no local, onde encontrou, além de Toddy morto, outras covas abertas, ossadas e despojos de animais.
A VOZ DA SERRA recebeu fotos, vídeos e denúncias sobre tudo o que foi encontrado no “sítio macabro”, mas, para não atrapalhar as investigações, manterá preservados os nomes de todos os envolvidos. Conforme as denúncias, o sítio teria um abatedouro com cerca de 60 porcos, escondido dentro da mata, galinhas presas dentro de caixas d'água e pedaços de carnes de caça, de procedência desconhecida, guardados em freezers.
Segundo informações obtidas na 151ª DP, um dos responsáveis pelo sítio, que seria caçador, chegou a ser levado à delegacia, mas foi liberado diante da falta de provas de ser ele o autor do assassinato do cão Toddy (foto abaixo). Segundo os próprios denunciantes, ele não moraria no sítio.
OAB emite nota de pesar
A notícia provocou grande repercussão entre grupos e entidades de proteção aos animais. A 9ª Subseção da OAB-RJ (Nova Friburgo), através da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, emitiu nota de pesar.
"Trata-se de crime horrendo que macula o nome de nossa cidade, que sempre prezou pelo bem-estar de seus animais", destaca a nota, lembrando que a lei 14.064 (a “Lei Sansão”) aumentou a pena de reclusão para quem maltratar ou matar cães e gatos.
Assinada pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-NF, Elisângela Alcina Faustino Rodrigues, a nota informa que o órgão representativo dos advogados indicará membros voluntários para o acompanhamento da tramitação do inquérito policial e do processo criminal sobre o ocorrido.
A VOZ DA SERRA continua apurando mais detalhes do caso. Veja mais fotos na galeria abaixo, com a advertência de que algumas são bastante chocantes.
Deixe o seu comentário