Ainda não se sabe como a gestão do prefeito Johnny Maycon fará para aferir a cor da bandeira que vai definir as restrições das atividades comerciais no município e nem por quanto tempo ela vai vigorar.
Segundo informou a Secretaria de Comunicação de Renato Bravo, a bandeira vermelha vai permancer por mais uma semana, a partir de segunda-feira, 4, até pelo menos o domingo seguinte, 10 (e não até este domingo, 3, como anteriormente anunciado).
Habitualmente o anúncio das bandeiras vinha sendo feito às sextas-feiras, mas, por conta dos feriados de Natal e Ano Novo, a aferição e divulgação foram excepcionalmente antecipadas pelo governo municipal.
Desta forma, segue valendo o regramento sanitário das últimas quatro semanas para o funcionamento dos diversos setores da economia friburguense, conforme o decreto 820, publicado no dia 7 de dezembro.
As regras atuais
Na atual bandeira vermelha, as indústrias ficam autorizadas a funcionar com 65% da capacidade de operação; o comércio de rua poderá abrir as portas de 7h às 22h, todos os dias da semana; bares e lanchonetes podem funcionar com apenas 30% de sua capacidade, das 7h às 20h; já os restaurantes podem funcionar até às 23h, porém, com capacidade reduzida a 30%; os shopping centers podem funcionar das 9h às 22h, todos os dias da semana; hotéis e pousadas podem receber hóspedes normalmente; as atividades de turismo e visitação a parques também está liberada; autoescolas podem operar com 50% da ocupação de aulas teóricas por dia; academias podem abrir com 40% de sua capacidade; e os clubes sociais podem abrir apenas para caminhadas e sócios com 30% de sua capacidade em parques aquáticos, saunas e piscinas.
Por outro lado, mantêm-se suspensas as atividades relacionadas a eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, boates, teatros, casas de shows e afins, parquinhos infantis - inclusive os localizados no interior de condomínios e clubes sociais e recreativos -; estádios, campos, arenas, ginásios e afins. Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em todo o território do município. Essa determinação só não vale para crianças menores de dois anos e as pessoas incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência.
Compra de vacinas
Na tarde desta quarta-feira, 30, o prefeito Renato Bravo anunciou que, como um de seus últimos atos à frente do Executivo friburguense, deixou um documento com intenção de aquisição de 30 mil doses da vacina contra a Covid-19. O documento contém sua assinatura e do diretor-presidente da Fundação Butantan, Dr. Rui Curi.
Deixe o seu comentário