Neste momento em que muitos estabelecimentos retomam suas atividades, diversas redes e lojas em geral aderem a Semana Brasil, uma campanha coletiva de descontos que promete movimentar a economia de vários estados de hoje, 3 ao próximo dia 13. A Semana Brasil, já conhecida como a Black Friday brasileira chega à 2ª edição e no Estado do Rio de Janeiro a expectativa é que sejam injetados pelo menos R$ 3,9 bilhões na economia com a compra de produtos diversos com descontos especiais que podem chegar a até 70%. No Estado do Rio, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) aposta no sucesso da campanha organizada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), e que conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Fórum de Competitividade do Varejo.
De acordo com um estudo recente do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), da Fecomércio, os cidadãos fluminenses devem gastar, em média, cerca de R$ 585,82 nas compras de produtos e serviços. O objetivo da campanha é apresentar vantagens reais aos consumidores, e assim, estimular o consumo. A iniciativa visa mostrar a força do varejo, amplificando o alcance da promoção e as condições para que pequenas e médias empresas também possam aderir e se fortalecer nessa retomada. O material gráfico para ser utilizado pelas empresas está disponível, gratuitamente, no site https://participesemanabrasil.com.br/.
A expectativa da entidades do comércio é que, em 2020, a Semana Brasil ultrapasse o Dia das Mães (R$ 1 bilhão), Dia dos Pais (R$ 819 milhões), Dia dos Namorados (R$ 788 milhões), Dia dos Avós (R$ 718 milhões) e Páscoa (R$ 478 milhões) em movimentação econômica. Isso mostra que, na pandemia, os produtos e serviços que oferecem descontos podem conquistar bons resultados de vendas. Em Nova Friburgo, várias lojas do Centro já se organizaram para a Semana Brasil e oferecem mercadorias com preços especiais. Uma boutique promete cair o preço de vários itens e pretende vendê-los a partir de R$ 19,90.Antes da Semana Brasil, as peças custavam a partir de R$ 39,99.
O levantamento mostra, ainda, que aproximadamente 6,7 milhões de moradores do estado do Rio de Janeiro têm a intenção de adquirir algum produto ou serviço no período, ou seja, 52,5% da população adulta. A pesquisa também procurou saber dos consumidores quais serão os produtos mais adquiridos. Em primeiro lugar, estão os eletrônicos (44,1%); itens de vestuário, calçados e acessórios (39,8%); eletrodomésticos (36,6%); itens de alimentação (29%); artigos de uso pessoal e doméstico (26,9%); itens de material de construção (26,3%); livros e artigos de papelaria (14,5%); pacotes de viagem (14,5%); serviços de estética e beleza (12,9%); e serviços de assinatura (3,2%). Sobre onde vão comprar, a pesquisa identifica que os fluminenses estão divididos: 32,8% em lojas virtuais, 15,6% em lojas físicas e 51,6% em ambas.
A Fecomércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 323 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 61% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).
Deixe o seu comentário