Em alusão aos 14 anos da Lei Maria da Penha, a Secretaria de Polícia Civil, por meio do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), realizou, durante toda esta quinta-feira, 13, a Operação Athena, cujo objetivo era cumprir 100 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes de violência contra a mulher. Até o fim da tarde desta quinta-feira, 52 pessoas já haviam sido presas em todo o Estado. Em Nova Friburgo, dos três mandados de prisão, dois foram cumpridos.
Segundo apurado por A VOZ DA SERRA, dos três mandados de prisão a serem cumpridos em Nova Friburgo durante a Operação Athena, dois já haviam sido cumpridos. Um dos capturados, de 40 anos, foi detido em via pública, na Rua São Paulo, no bairro Bela Vista. Ele estava com um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara Única de Bom Jardim por crime previsto na lei 10.826/03 (estatuto do desarmamento).
O outro capturado na Operação Athena, de 30 anos, foi detido no distrito de São Pedro da Serra. Ele estava foragido desde junho e possuía um mandado de prisão preventiva em aberto expedido pelo Juizado de Violência Doméstica de Nova Friburgo pela prática do crime de ameaça contra sua companheira. Na ocasião, o autor ameaçou pegar uma arma de fogo e atirar contra a vítima.
A operação
As 14 delegacias especiais de atendimento à mulher (DEAMs) participaram da Operação Athena, que aconteceu em todo o Estado do Rio de Janeiro, com apoio das delegacias legais da Polícia Civil da capital, da Baixada Fluminense e do interior. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após inquéritos policiais concluídos por todas as delegacias do Estado. A delegada da Polícia Civil, Sandra Ornellas, destacou o trabalho realizado pelas DEAMs, que resulta em indiciamentos e prisões de autores de violência doméstica.
“Somente em 2019, as DEAMs indiciaram 16.703 autores de violência doméstica e familiar de diversas formas contra mulheres, além de solicitar 20.930 medidas protetivas de urgência. O resultado deste trabalho são os inúmeros mandados de prisão a serem cumpridos hoje (quinta-feira)”, afirmou.
Cabe ressaltar que a Operação Athena não inclui agressores foragidos no interior de comunidades, por força da restrição imposta pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a realização de operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia. As denúncias de crimes contra a mulher em Nova Friburgo podem ser feitas por meio da Deam, pelo telefone (22) 2533-1694.
Deixe o seu comentário