Dom Luiz Antonio Lopes Ricci assumiu o cargo de bispo diocesano de Nova Friburgo em cerimônia restrita, devido a pandemia, na manhã do último sábado, 4, na Catedral São João Batista. Na solenidade, ele destacou suas quatro propostas de trabalho: alegria, gratidão, misericórdia e unidade, como ele mesmo detalha na coluna “A Voz do Pastor, nesta página. Dom Luiz Ricci assumiu a vaga de Dom Edney Gouvêa Mattoso, que renunciou no final de 2019. Desde o início deste ano, a Diocese foi comandada pelo administrador apostólico Dom Paulo Antônio De Conto.
Sua posse foi prestigiada pelo arcebispo metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias; Dom Paulo Antônio De Conto, administrador apostólico da Diocese friburguense; Dom Alano Maria Pena, arcebispo emérito da Arquidiocese de Niterói e ex-bispo de Nova Friburgo; membros do Colégio de Consultores, presbíteros, um diácono, dois seminaristas, uma religiosa e uma leiga. A cerimônia também contou com a presença da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Casimiro de Abreu, sendo a equipe responsável por transmitir a missa de posse.
Emocionado ao adentrar à Catedral, Dom Luiz beijou a cruz e dirigiu-se à capela do Santíssimo Sacramento para um momento de oração. Na abertura, o arcebispo de Niterói destacou o precioso presente que o Papa Francisco confiou à Igreja de Nova Friburgo, uma vez que, Dom José Francisco pode conviver com Dom Luiz Ricci pelos últimos três anos como seu bispo auxiliar na Arquidiocese de Niterói.
Na sequência o chanceler da Diocese, padre Luiz Cláudio Mendonça, apresentou as letras apostólicas ao Colégio dos Consultores e procedeu-se a leitura. Concluído o ato, Dom Luiz Ricci recebeu o báculo e ffoi conduzido à cátedra, sinalizando sua posse canônica. Na ocasião, ele manifestou sua gratidão ao Papa Francisco pela nomeação e reafirmou em sua pregação as quatro propostas que irão nortear seu trabalho pastoral na diocese friburguense.
Ao final da celebração, foram dirigidas diversas homenagens ao novo Bispo. A Irmã Maria da Conceição Sita, da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia, manifestou sua acolhida e boas-vindas em nome de todos os religiosos e religiosas da Diocese. Magna Peçanha, coordenadora da Pastoral dos Coroinhas, representou com sua mensagem todos os leigos. O padre João Machado Evangelho, dirigiu palavras de acolhida ao novo bispo em nome de todo o clero. Por fim, o padre Aurecir Júnior, coordenador de Comunicação, leu uma mensagem e saudação do prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, ao novo bispo.
Antes de despedir-se, Dom Paulo De Conto deixou um presente à comunidade diocesana: o Hino da Diocese da Alegria, composto por ele em comunhão com o Frei Luiz Turra, em Montenegro-RS.
Deixe o seu comentário