O coletivo Friburgo Orgânica, que oferece workshops e presta consultoria sobre agricultura urbana, promoveu no último fim de semana uma ação solidária na Casa Madre Roselli em lembrança ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última sexta-feira, 5. Na ocasião, o grupo reativou a horta da instituição filantrópica, localizada na Rua General Osório, no Centro, com base nos conceitos da agricultura sintrópica e da agrofloresta aplicado a pequenos espaços.
Quem custeou o plantio foram dez amigos que viabilizaram a compra das mudas, sementes e adubo orgânico. Foram plantados alimentos que irão servir às crianças (meninas de 6 a 12 anos) atendidas pela instituição, como alface, couve, rúcula, mostarda, pimentas, gengibre, inhame, além de alguns temperos como hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha e outros.
“A intenção desse plantio é cultivar temperos, verduras, legumes, tudo que possa complementar nosso almoço, que já é saboroso, mas ficará ainda melhor com essa horta. Além disso, será uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a agricultura, colocar a mão na terra, vivenciar essa experiência e perceber o quanto é gratificante esse trabalho”, destacou Carla Augusta Chermut dos Santos Stroligo, vice-presidente da Casa Madre Roselli, que propôs esse desafio ao filho Conrado, mestre em Geografia e um dos representantes do Friburgo Orgânica.
“Com a quarentena, as pessoas têm demonstrado um interesse maior em cultivar seus alimentos em casa através da agricultura urbana. E como a Casa Madre Roselli atende a crianças carentes, acredito que seja uma boa oportunidade de levar esse conhecimento a elas, além de proporcionar um espaço para que tenham contato com a agricultura. Na horta elas vão poder acompanhar o crescimento das espécies, ajudar a colher e, sobretudo, se alimentar desse cultivo”, destacou Conrado Stroligo.
Mas o trabalho do coletivo Friburgo Orgânica não se resumiu apenas ao preparo e plantio da horta. Com a retomada das aulas presenciais no período pós-pandemia, eles darão continuidade a iniciativa oferecendo workshops para que as crianças aprendam mais sobre o plantio e os cuidados necessários para manter a horta, sempre usando os conceitos da agricultura regenerativa, que não utiliza agrotóxicos, tornando os alimentos ainda mais saudáveis e nutritivos.
“É uma enorme satisfação poder oferecer às crianças alimentos saudáveis nesse que será também um espaço de aprendizagem”, afirmou Heitor Gastin, um dos membros do Friburgo Orgânica. “É também uma oportunidade de mostrarmos às crianças os conceitos e a origem dos alimentos, como eles são plantados. Não estamos apenas dando o peixe, mas ensinando a pescar. Acredito que essa é a nossa forma de fazer a diferença na vida das pessoas”, concluiu Luã Madureira, outro integrante do grupo.
Deixe o seu comentário