O governador Wilson Witzel, do Estado do Rio de Janeiro, autorizou a flexibilização das regras de isolamento social em todo o território fluminense a partir deste sábado, 6. O decreto com as novas normas que permitem a reabertura de shoppings centers, bares e restaurantes, além da prática de exercícios ao ar livre, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Rio no fim da noite de sexta-feira, 5.
As medidas, por enquanto, não valem para Nova Friburgo, já que as prefeituras têm autonomia para determinar as restrições de isolamento ou flexibilização. Portanto, seguem valendo na cidade as determinações de isolamento social previstas no último decreto publicado pelo prefeito renato Bravo que, inclusive, cancelou a retomada gradual das indústrias e confecções, a pedido da Justiça.
O decreto foi assinado no mesmo dia em que o estado do Rio já havia contabilizado, até as 17h30, 63.066 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, com 47.091 pacientes recuperados e 6.473 óbitos decorrentes da Covid-19 - Nova Friburgo tem 283 casos confirmados, sendo 77 profissionais de saúde, e 24 óbitos. Há ainda 36 casos suspeitos na cidade, entre eles quatro óbitos. Ao todo, 82 pacientes já se recuperaram da doença e 312 casos suspeitos foram descartados.
Segundo o decreto de Witzel, os shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade e garantindo fornecimento de álcool em gel 70%. As praças de alimentação devem obedecer o mesmo limite de capacidade. Já as áreas de recreação, como cinemas, permanecerão fechadas.
Bares e restaurantes também poderão abrir suas portas a partir deste sábado com apenas 50% de sua capacidade. Pontos turísticos como Cristo Redentor e Pão de Açúcar foram liberados para atender ao público, também com metade de sua ocupação reduzida.
Também foi autorizada a volta do futebol e de esportes de alto rendimento, mas sem público e desde que sigam protocolos da Secretaria Estadual de Saúde. Também estão autorizados os cultos religiosos em áreas ventiladas e com os fiéis com máscaras e a um metro e meio de distância entre os demais.
A prática esportiva também está liberada em parques, praias e lagoas, desde que não haja aglomeração de pessoas. Academias de ginásticas continuarão fechadas até o dia 21 de junho, assim como as escolas das redes pública e privada e salas de cinema.
Deixe o seu comentário