A VOZ DA SERRA é uma composição dos melhores enredos da informação!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

quinta-feira, 03 de março de 2022

O Caderno Z do último fim de semana, em sua capa, nos inspirou: máscaras, brilhos, plumas e fantasias, tanto nas vestimentas, quanto no imaginário dos foliões. Embora o Carnaval possa ser um estado de espírito o ano inteiro, com bom humor e leveza na vida, nada se compara ao cair nas folias de Momo. O decreto da Prefeitura de Nova Friburgo, sem ser nome de agremiação carnavalesca, saiu “em cima da hora”, liberando festas particulares em salões, clubes e bares, mas, enfatizando o distanciamento de um metro entre os participantes. E eu pergunto, sem querer resposta: quem, em sã consciência momesca, haveria de se preocupar com distanciamentos no meio das aglomerações? E logo o Carnaval que é também uma festa de abraços, de ajuntamentos e de agarrações!

Marly Pinel, a estrela alpha da constelação carnavalesca, decidiu ficar em casa, “sair de cena, mais uma vez”, no máximo umas voltas pelas ruas. Mesmo tranquila porque que se vacinou, declara: “Sou muito cuidadosa com a minha saúde, por isso sigo rigorosamente as recomendações dos especialistas...”. Mais adiante, acrescenta: “depois de tantos sacrifícios, não vou facilitar logo agora, quando parece que está perto de a gente se livrar da pandemia...”.  O presidente da Liesbenf, a Liga das Escolas de Samba de Nova Friburgo, José Carlos Espíndola, tem opinião semelhante: “Não condiz com a realidade de agora realizar qualquer tipo de evento nas quadras... Embora já bem controlada, a situação ainda não permite que a gente baixe a guarda.”

Rosângela Cassano nos contou: “Desfilei pela primeira vez ainda na barriga de minha mãe, Eda Cassano...”. Entre tantas recordações, Rosângela citou Eduardo Rodrigues, Leônidas e Tereza da Vilage, pessoas de muita expressão no carnaval friburguense. “Um gostinho de carnaval aqui e acolá” com segurança pode ser que dê mais certo em maio. Vamos esperar que a pandemia se manque!

Wanderson Nogueira fez um apelo que é de todos nós: "Ah, Carnaval... Que saudade de você! Vem para interromper esses tempos de cólera e de gente raivosa que não gosta de fazer obra de arte coletiva. Chega mais perto e me permite protestar contra as malvadezas do mundo, dessa forma divertida, que irrita os que são contra você. Quero pular na maestria de suas multidões e declarar que, por amarmos gente, sou assim tão ligado a você...”. Isso é lindo, pois o Carnaval é festa de gente, de amor e de amores!

Em qualquer tempo e lugar, o Carnaval é sinônimo de saudade pela alegria que nos proporciona. A reportagem de Adriana Oliveira demonstrou o quanto estamos propensos a sentir um vazio cheio de boas recordações, conforme se apresentou a folia de Momo em 2020, a última antes da pandemia no Brasil. Vivemos em nossa cidade uma festa animada, familiar e acolhedora, o que confirma o título de o “segundo maior Carnaval do Estado do Rio. Contudo, sendo uma festa descontraída é fácil romper os limites no trânsito. Assim, a charge de Silvério alertou: “Se beber, não dirija!”. 

Já que nem tudo é brincadeira carnavalesca, o secretário municipal de Defesa Civil, Evi Gomes da Silva, nos deu um panorama sobre a situação da cidade em relação aos períodos de chuvas intensas, alertando que Nova Friburgo temos 254 áreas de risco. São aproximadamente 7.500 casas e 30 mil pessoas vivendo nesses locais. A orientação é para que as pessoas fiquem atentas a qualquer perigo e entrem em contato com a Defesa Civil ligando 199, solicitando uma vistoria.

Em “Sociais”, Tony Ventura festejou aniversário em pleno Carnaval. O último sábado, 26 de fevereiro, certamente foi entre seus queridos familiares, ao lado de sua linda esposa Faninha, dos filhos e netos. Parabéns, querido! E o mês de março foi inaugurado com uma grande comemoração: 51 anos da Stam Metalúrgica. Lider nacional em fechaduras e cadeados, a empresa, que tem a chave do sucesso, tem em seu comando a senhora Helena Herdy Faria, viúva do fundador da marca, Francisco Faria, e o filho Rogério Faria. Com trabalho, dedicação, confiança, crescimento e sustentabilidade, com certeza, o saudoso seu Chico faria tudo outra vez! Parabéns, Stam! “Stamos” juntos aplaudindo sua gigante trajetória!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.