AVS tem a magia da informação e dos conhecimentos!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Quem pensa que passar horas e mais horas diante dos jogos de computação é apenas puro entretenimento, está bem enganado. O Caderno Z do último fim de semana conversou com o gamer profissional, Gabriel “Ponter” Amaral, que nos deu um panorama de como é a carreira de um atleta de esporte eletrônico. Para começo de conversa, “Ponter” destacou que é preciso disciplina em meio a uma rotina regrada. São treinos intensivos coletivos ou individuais, horas de estudos dos jogos para aperfeiçoamento das técnicas. Ele ressalta outro fator importante: “alimentar-se corretamente, pois somos atletas e usamos muito nossos reflexos, habilidades cognitivas, então, precisamos tomar decisões rápidas e precisas e ingerir alimento pesado pode nos deixar letárgicos, o que não é bom...”.

Ponter é tricampeão brasileiro de CS-GO e foi eleito o melhor jogador em dois campeonatos com a equipe Arctic/SP. Contudo, o que o deixa mais feliz são os prêmios coletivos, pois “é o time que ganha títulos”, até porque “cada integrante  é fundamental para o sucesso do outro, de todos, enfim”. O mercado de games no Brasil é o maior da América Latina, podendo duplicar até 2026. Os jogos eletrônicos fascinam e tudo começa pela magia do entretenimento até o profissionalismo. E falando em magia, 31 de janeiro é o Dia Mundial do Mágico, em homenagem ao padroeiro do ilusionismo, São João Bosco, nascido em 1815, na Itália. Canonizado pelo Papa Pio XI em 1934, o santo, em sua adolescência, praticava truques de mágica, malabarismo e acrobacias para ajudar no sustento da família. Uma bonita história de vida de São Bosco.

Pensar a magia da existência é coisa comum para Wanderson Nogueira, pois “brincar de ser feliz é mais interessante que os modismos dos coaches... Sorrir e abraçar são mais eficazes para a prosperidade. Gestos. Gestos substituem mil palavras bonitas, talvez todas as palavras. Gesto é mágica que acontece sem varinha de condão”. Lindo!

A magia está no céu de Nova Friburgo. E o nosso Planetário, na Via Expressa, já definiu a programação do primeiro semestre. As atividades começam a partir de 6 de fevereiro, com abertura da visitação por grupos agendados. Escolas, grupos e famílias podem agendar pelo WhatsApp (22) 99213-3790. Menores acompanhados. Feliz céu!

A magia do ciclismo também já tem calendário para 2023, quando o Montanha Cup reunirá, em 4 de junho, em Nova Friburgo, dezenas de ciclistas, distribuídos em várias categorias. A história do evento está muito bem detalhada por Vinicius Gastin. Bom saber que a bicicleta chegou a Nova Friburgo no final do século 19 e era considerada elemento de modernidade. Que bom que não saiu de moda!

A magia está em “Sociais”. Dia  23 passado, Christiane  Coelho festejou idade nova ao lado de suas lindas filhas. Ela, que tem feito matérias especiais para A VOZ DA SERRA, merece tudo de bom. Em 25 de janeiro, nas Bodas de Níquel, os queridos, doutor Carim e sua esposa Rejane, festejaram, em Búzios, a data mais do que especial. Nosso Henrique Amorim, de AVS, se fosse um dedo, seria o “pai de todos”, pois ele é o pai das gentilezas. Ao lado de Roosevelt Carvalho que, reconhecendo as gentilezas, o presenteou com um quadro, num gesto de gratidão. Henrique é mesmo enriquecedor!       

 A magia está nas charges de Silvério pelo poder de traduzirem o dia a dia, já que uma charge diz tudo até sem palavras. E a poluição sonora continua adulterando os nossos ouvidos. Magia também é Riograndina festejando 99 anos de fundação. Do xarope de romã de vovó Hilda, ao distrito que ela viu crescer, tudo é uma grande promessa por lá. O conjunto ferroviário (que pede socorro), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a comunidade hospitaleira, a natureza ao redor, tudo está sob um intenso céu de esperanças. O centenário é logo ali em 2024. Enquanto isso, a coluna Surpresas de Viagem completa nove anos de existência neste último fim de semana de janeiro; na magia das viagens literárias em A VOZ DA SERRA, o confiável veículo para quem quer andar bem e seguro nos caminhos da informação. Gratidão! 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.