AVS é um exercício constante de credibilidade!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Um dos espetáculos mais apreciáveis é o maravilhoso bailar de uma pipa. E pensar que essa brincadeira tem mais de dois mil anos. A informação veio no Caderno Z do último fim de semana e, com esse embarque prazeroso, me ponho a lembrar da infância, quando meu irmão fabricava as suas pipas. Bambu, cola, papel de seda, linha e muita imaginação. E a gente nem sabia que era coisa “Made in China”, tão antiga, e que chegou ao Brasil com os portugueses por volta de 1596. Foi empinando pipa, que o grande Benjamin Franklin inventou o para-raios e a ciência se utilizou delas para estudos climáticos.

Eu gosto de comparar os sonhos com as pipas. Se não dermos linha, os sonhos não ousam a realidade. Se dermos linha demais, o sonho pode se distanciar muito do seu propósito. Prender a pipa é perder a brincadeira; prender o sonho é perdê-lo. A metáfora vale reflexões para o equilíbrio na metragem das linhas. Wanderson Nogueira, o mestre metafórico, também deu “Liberdade às pipas. Que voem sem condução de linhas que decidem se empinam mais, se voam mais alto, se recuam para as lajes... Livres, as pipas são mais belas como os pássaros que escapam das gaiolas ou como os homens que se libertam dos outros que querem decidir o que os fazem felizes. Assim como é singular a leveza das pipas, única é a liberdade que faz cada um ser quem se é, como se é, para o que der e vier...”. Que lindo! Sejamos “caçadores de pipas, descobrindo sempre um jeito de rever nossas ações para uma vida melhor.

Das pipas no ar, é bom olhar também para o chão. Na charge de Silvério, o Cão Sentado está atento aos buracos na cidade: não há chupeta que se segure na boquinha dos bebês! Cuidadosamente, vamos em frente com Vinicius Gastin, em “Esportes”. A tabela do Campeonato da Cidade 2023 já tem jogos até a 7ª rodada. O torneio vai percorrer diversos bairros e distritos, movimentando as localidades. 

Em “Sociais”, ex-funcionários da TV Serra Mar se reuniram no Country Clube para relembrar os bons tempos da emissora afiliada da Rede Globo. A 6ª versão do encontro teve uma bela programação e muita lembrança boa. Aniversariando nesta terça, 17, o advogado, Vitor Farsoun. Ele, que já tem o presente de ser pai da nossa colunista Paula Farsoun, por certo, festeja a data por muitos outros dons. De idade nova, na próxima quinta, 19, o querido Vinícius Gastin. Para ele, os votos de muitos gols e sucesso!

“Um Carnaval à altura de Nova Friburgo” – a manchete do jornal em “Há 50 Anos” alertava sobre o fato de que as agremiações promotoras do evento deveriam receber “substanciais ajudas do Poder Público Municipal” para que pudessem promover a folia a contento na devida proporção dos “interesses de uma cidade de veraneio com grandes pretensões em matéria turística”. Naquele tempo havia até “ranchos”.

E a passarela do samba, a Avenida Alberto Braune, entrou em obras e deve ficar interditada em seu trecho inicial por um mês. O Governo do Estado do Rio prevê duração de 30 dias para a conclusão dos serviços. A exemplo do que está sendo feito na Rua Augusto Cardoso, a obra é de grande porte e chega a ser bonito observar as escavações. O Governo do Estado também promoverá obras de manutenção no Ciep 124 e no Planetário de Nova Friburgo, ambos na Via Expressa. Que beleza!

O polo metal mecânico de Nova Friburgo e região Centro-Norte é o segundo maior empregador e a expectativa é a de atrair novas empresas e aumentar o número de vagas de trabalho. A notícia é bem-vinda, pois,  havendo trabalho, é bom para todo mundo. Interessante é o curso grátis de Gestão Financeira que será oferecido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, a partir de 28 de fevereiro. O objetivo do curso é fazer com que o aluno “aprenda a gerir adequadamente as suas finanças pessoais”. Desde já, a iniciativa é louvável, pois, sabendo administrar, não vão faltar recursos para a melhoria da vida em todos os sentidos. A base da prosperidade é a disciplina. Como diz minha amiga Fausta Sidoni, “mais importante do que ganhar, é saber gastar”!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.