AVS é um banquete literário para todos os gostos!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Iniciar a viagem literária embarcando no Caderno Z é roteiro de emoções na certa. Ainda mais quando se trata de homenagear o Dia dos Pais. Christiane Coelho, que nos brindou com a matéria, me colocou na mesma situação, pois, eu não poderia iniciar a coluna, sem falar também do meu pai, o meu herói. Sempre presente, papai era autodidata e de tudo um pouco compartilhava com a gente. Eu e meu irmão conhecíamos o mundo pelos mapas e livros. Tabuada, verbos, capitais dos países e dos estados, faziam nossas noites festivas. Férias, passeios, domingos, carnavais, sorvetes, em tudo, papai dizia, “presente”! Mais tarde, quando eu cresci, ele se tornou o meu melhor feedback. A gente criava as nossas metáforas e se entendia até nos olhares. E quando vinha uma data festiva, em que eu dizia: – “Pai, ainda nem comprei o seu presente!” Ele me respondia, numa boa: “Deixa de ser boba! O meu presente é você!”

Os depoimentos no “Z” formam uma constelação paternal, incrível e os pais citados se sobressaem em suas atitudes, assim como Edgar Mafort, que cuida do neto Arthur, desde que o pequeno tinha sete meses. Começou em meio período, até que passou para tempo integral, das fraldas às transmissões de valores. É um verdadeiro herói. “Faz almoço, dá lanche, faz dormir, leva para passear, faz compras com ele, inventa e ensina brincadeiras...”. Que lindo!  

O avô de Miguel, Sérgio Ricardo Sodré Imbuzeiro, é outro exemplar vovô. A sintonia nos cuidados é tanta que os pais do pequeno não saberiam o que seria se não fosse a aposentadoria do avô e, por sua vez, o avô não saberia o que seria de sua aposentadoria se não fosse a presença do neto em sua vida. 

Ricardo Alexandre de Oliveira é um paizão para os netos e para tornar a relação mais intensa ainda, ele se inseriu no judô e participa até de competições de futebol. Sua esposa, Pérola Luiza, a vovó das crianças, elogia o marido:

“Ele representa a segurança e a fortaleza para os meninos, que briga e acolhe. Um coração sem tamanho. Um bom pai, marido e um avô especial!”.

Carlos Pierre Vieira, o papai de Caio, também não faz por menos. O menino conta com a sua presença, de forma abrangente. Além do envolvimento diário, Pierre, no fim de semana, faz “o dia dos homens”, levando o filho “ao campo para jogar bola, na praça para brincar, para lanchar” e vão, somente os dois.

As irmãs Luana e Paula descrevem a performance do pai, o sempre disposto, Paulo Pontes. Pelo visto, ele constrói as pontes de uma relação incrível com as netas, pegando até a estrada para ajudar no que for preciso. Minha querida amiga, Chris Coelho, eu também choro com você, embora sejam choros diferentes. Eu, por ter meu pai numa saudade enorme e, você, por ter seu pai, dedicado, amoroso e tão participativo na vida das cinco netas e uma bisneta.

“São tantas horas de doação, tantas vezes que larga tudo para ajudar, socorrer, levar a um médico, mesmo fora da cidade, ter uma conversa para trazer conforto, uma oração...”.

– Não tem preço, não é amiga, ter uma presença assim na vida da família. Só mesmo a gratidão. E enquanto nos encantamos com tantos relatos maravilhosos, a vida segue e persiste o “desafio de conseguir um lar para crianças”.

Em “Sociais” na semana passada, dia 10, o querido Joel completou mais uma primavera e a ele desejamos saúde e muita seresta. Também no dia 10, completando 20 anos, no auge de suas conquistas, Arthur Fonseca. O jovem, que está seguindo os passos do pai, Eloir Perdigão, cursa Comunicação Social na Estácio e faz estágio na TV Zoom, na função de repórter. Parabéns!

O Dia Nacional das Artes, 12 de agosto, é lembrado na charge de Silvério e os leões, no alto de uma imponência, lamentam a demora na restauração do Centro de Arte. Falando em leões, cresce o número de micos-leões-dourados no Estado do Rio. Mais notícia boa: - A concessionária Águas de Nova Friburgo é finalista na categoria ‘Proteção e restauração de ecossistemas’, da 5ª edição do Prêmio de Sustentabilidade da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto. As águas vão rolar. Brindemos!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.