Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Ansiedade e depressão pós-covid
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um artigo alertando sobre o aumento de ansiedade e depressão por causa da covid-19. No primeiro ano desta pandemia aumentou em 25% a presença de ansiedade e de depressão no mundo. Assim os governos municipais, estaduais e federal devem dar importância aos meios de ajudar a população em relação à saúde mental.
Uma das explicações sobre o grande aumento da ansiedade e depressão é o estresse imenso causado pela pandemia, isolamento social, incerteza, medo de infecção, ser internado e morrer, medo de perder algum ente querido pela covid. Outros fatores foram a restrição das pessoas de trabalhar gerando preocupações financeiras. A OMS admitiu que entre os profissionais de saúde, a exaustão tem sido um grande gatilho para o pensamento suicida.
A pandemia afetou a saúde mental dos jovens de tal modo que eles estão em risco de comportamentos suicidas e de automutilação. Isso também indica que pessoas com condições de saúde física pré-existentes, como asma, câncer e doenças cardíacas, eram mais propensas a desenvolver sintomas de transtornos mentais. A OMS afirma que: “Os dados sugerem que pessoas com transtornos mentais pré-existentes não parecem ser desproporcionalmente vulneráveis à infecção por covid-19. No entanto, quando essas pessoas são infectadas, são mais propensas a sofrer hospitalização, doença grave e morte em comparação com pessoas sem transtornos mentais. Pessoas com transtornos mentais mais graves, como psicoses, e jovens com transtornos mentais, estão particularmente em risco.”
Segundo a OMS, para o benefício da população que sofre com transtornos mentais, é necessário um aumento no investimento para a saúde mental. O Atlas de Saúde Mental mais recente da OMS mostrou que, em 2020, os governos em todo o mundo gastaram em média pouco mais de 2% de seus orçamentos de saúde em saúde mental e muitos países de baixa renda relataram ter menos de um trabalhador de saúde mental por 100 mil pessoas.
Dévora Kestel, diretora do Departamento de Saúde Mental e Uso de Substâncias da OMS, resume a situação dizendo: "Embora a pandemia tenha gerado interesse e preocupação com a saúde mental, também revelou um subinvestimento histórico em serviços de saúde mental. Os países devem agir com urgência para garantir que o apoio à saúde mental esteja disponível para todos.”
Mesmo antes da pandemia a própria OMS havia previsto que em 2020 a depressão deveria se tornar a segunda doença mais comum no mundo e que em 2030 ela deverá ser a número um a afetar a população mundial. Os governos precisam, então, investir pesado em saúde mental, especialmente na prevenção. Porque assim poderá reduzir o impacto dos transtornos mentais sobre a população.
Tenho feito minha parte quanto à educação em saúde mental através da mídia. Mantenho essa coluna semanal neste espaço todas as quintas-feiras há mais de 30 anos. Tenho uma seção mensal na revista nacional Vida e Saúde (www.revistavidaesaude.com.br) e apresento o programa “Equilíbrio” na Rede de Rádio Novo Tempo, de segunda à sexta, às 8h30, com reprise às 14h e aos domingos às 14h - www.novotempo.com/programa/equilibrio-nt. Também apresento o programa Claramente na TV Novo Tempo, agora ao vivo, todas as quartas-feiras, às 16h com reprise às 9h, e nas sextas-feiras dentro do programa Vida e Saúde, às 16h. Você pode assistir os programas já apresentados em: www.youtube.com/vidaesaudent. Role a página e ali estão todas as edições do Claramente.
Também vão ao ar a cada semana vídeos em meu canal no YouTube: www.youtube.com/claramentent . Também apresento palestras em instituições variadas, sob convite. Você pode solicitar palestras em meu site www.doutorcesar.com clicando na aba Consultas, preenchendo o formulário onde especificará o que deseja em termos de palestras. Há, no entanto, um custo para isso, que será explicado por email após você colocar seus dados no formulário.
_______
Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário