Não vacinados morrem mais

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Não vacinados morrem mais
Pelo menos metade das últimas mortes por Covid-19 em Nova Friburgo foi de moradores que não se vacinaram. Só nesta semana o município computou sete óbitos, todos de vítimas com comorbidades, segundo informações da prefeitura. Mesmo com 904 mortes registradas desde o início da pandemia e com os dados de que pessoas não vacinadas correm mais risco de morrer, nem a prefeitura, nem a Câmara de Vereadores aventam a possibilidade de instituir o passaporte de vacinação como forma de motivar a imunização entre os friburguenses.

Passaporte de vacina
Se nos espaços municipais a exigência não ocorre, como em boa parte dos municípios fluminenses, algumas instituições locais exigem o comprovante de vacinação. É o caso do fórum, da Defensoria Pública e das universidades Uerj e UFF. Alguns eventos, mesmo sem a obrigação imposta pela prefeitura, tem exigido a carteirinha de vacinação e faz o aviso já na compra dos ingressos que não vacinados não poderão entrar nas festas.         

Números não mentem
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, as pessoas que não são vacinadas contra a Covid-19 têm 97 vezes mais chances de morrer de Covid-19 do que as pessoas que são vacinadas e recebem a dose de reforço. O estudo mostra que o número médio de mortes semanais para aqueles que não foram vacinados foi de 9,7 por 100 mil pessoas, mas apenas 0,7 por 100 mil pessoas para aqueles que foram vacinados.

Dose de reforço é fundamental
Para quem não completou o ciclo vacinal esse número cai de 97 para 14 vezes o risco de morrer de Covid-19. Dados do sistema de vigilância Covid-NET, mostram que 54% das pessoas hospitalizadas por Covid-19 com mais de 65 anos não são vacinadas, apesar de somente 12% das pessoas nessa faixa etária não serem vacinadas em geral. Apenas 8% dos pacientes hospitalizados neste conjunto de dados foram vacinados e receberam a dose de reforço. Tendências vistas em todas as faixas etárias.

Uso de imagem por academias
A Justiça entende que o uso de imagem de alunos de academias necessita de autorização expressa e que não vale a autorização de imagem assinada no contrato de matrícula. Quase ninguém lê os contratos com as academias de ginástica, mas quase todos incluem uma cláusula que autoriza o uso de imagem de seus alunos em redes sociais. No entanto, uma decisão desta semana, está tornando nula essa cláusula.

Prudência
Uma academia terá que indenizar uma aluna por uso de imagem nas redes sociais sem autorização expressa. A alegação da academia de que, além da autorização expressa ao assinar o contrato, a representante legal também autorizou o uso da imagem de forma tácita e verbal ao se permitir fazer parte das imagens fotografadas.

Não basta estar escondido no contrato
A decisão da turma que julgou o caso já no recurso destacou que a academia usou as imagens da autora para fins comerciais, uma vez que foram utilizadas para publicidade nas redes sociais. Segundo o colegiado, o uso das imagens para essa finalidade “exige autorização expressa do seu titular ou do seu representante (…), e não somente o que está contido em cláusula de contrato de adesão”.

Direito do consumidor
Ainda que caso isolado, a decisão deve gerar jurisprudência, ou seja, decidir acerca de outros processos semelhantes. Para salvaguardar as academias, a turma destacou que cláusulas de uso de imagem devem ser mencionadas e esclarecidas no momento da assinatura do contrato de forma clara e destacada para que não viole limitação de direito do consumidor, permitindo sua imediata e fácil compreensão.

O retorno
Depois de dois anos de não realização por conta da pandemia, o ator, produtor e diretor teatral, Bernardo Dugin, anuncia a abertura das inscrições para seu já consagrado curso de teatro. Neste ano, com três turmas: adolescentes, crianças e adultos. Como novidade, para além do universo da improvisação teatral, haverá exercícios de interpretação para audiovisual. 

Diversão e aprendizado
As aulas acontecerão às segundas-feiras, no Friburgo Shopping. As inscrições, assim como outras informações, podem ser feitas e obtidas pelo telefone/WhatsApp 21 979 497 107. Quem já fez o curso recomenda pela leveza e, claro, pelos aprendizados adquiridos. O curso é voltado não só para quem quer fazer teatro, mas para todos que falem em público ou tem dificuldades de se colocar. A imersão, além de divertida, geralmente termina com uma apresentação coletiva. 

Só oito
Agora só restam oito participantes entre os mais de três mil inscritos. Abraão Alencar, representante de Nova Friburgo no primeiro reality show de música gospel do Brasil, continua na competição após mais uma eliminatória. O Dom Reality UniCesumar deu a difícil missão aos jurados de em nova rodada de apresentações escolher oito dos 16 classificados. Abraão foi um dos oito que seguem na competição.

Mais uma etapa
Nessa fase da competição que termina na próxima quarta-feira, 23, Abraão Alencar interpretou com maestria a música “Furioso Oceano”, de Jhonas Serra. As caras e bocas dos jurados durante a apresentação já entregavam: o representante de Nova Friburgo seguirá para a fase seguinte. E assim se confirmou quando do anúncio dos oito eliminados e dos oito classificados. A nova fase que manterá apenas quatro participantes está marcada para este domingo, 20.

Na torcida
Caso se classifique nessa etapa, Abraão Alencar representará Nova Friburgo na grande final, marcada para o dia 23. Para acompanhar essa trajetória, os episódios anteriores estão no YouTube e o programa inédito também pode ser assistido pelo canal EAD Unicesumar, às 21h30. O Estado do Rio é o que tem mais representantes na próxima fase, três. São Paulo vem na sequência com dois. Completando os finalistas, SC, DF e PR com um representante cada. 

Premiação de impulso
O campeão do reality vai obter um contrato de cinco anos com a gravadora Destaque, editorial Deezer no lançamento, produção de áudio de três músicas assinadas por Johny Essi, produção de audiovisual de uma música pela Multiforme Filmes, contrato de gestão de carreira artística com Paulo Alberto e uma bolsa de estudos 100% do curso Design Musical. Vale a torcida, afinal é o nome de Nova Friburgo em destaque.

Palavreando
“O enredo de existir é obra em aberto que não aceita verdades prontas da boca de facínoras ou de nossos próprios pensamentos que ocultam traumas”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Siga Friburgo no Instagram traz o registro de Fellipe Faustino, do alto do Pico do Caledônia, a 2.219 metros de altitude. A trilha para o espaço está reaberta. Ainda que os dias nublados não permitam ver toda a paisagem, estar acima das nuvens sem estar em um avião é magnífico.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.