"Por que amo Nova Friburgo?"

Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

A Academia Friburguense de Letras realizou, neste ano, o concurso literário “Por que amo Nova Friburgo?”, realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O concurso abrangeu duas categorias diferentes de alunos do Ensino Fundamental: 6 e 7anos; 8 e 9 anos. 

Foi uma cerimônia alegre. Muito alegre. As cores da Academia pareciam brilhar e se misturavam com o sorriso dos pais e professores. Os premiados chegavam com uma postura tímida e com passos suaves. Os rostos dos pais não escondiam o orgulho de acompanhar os filhos, e os professores chegavam com passos firmes e confiantes do cuidadoso trabalho que fizeram com os alunos. E, nós, os acadêmicos, com alegria e paz, recebemos os convidados com afetividade.

O professor e acadêmico Robério José Canto cuidou do concurso com o toque de mestre, resultado da experiência de uma vida como professor de literatura e, também, como organizador de concursos literários da AFL; foram muitos, envolvendo temas diversos e participantes de vários estados do Brasil.

Neste concurso resolvemos dar atenção aos alunos da Rede Municipal de Ensino como uma forma de valorizar a Língua Portuguesa e a literatura na nossa cidade, lugar que amamos e no qual vivemos. Por isso o título, “Por que amamos Nova Friburgo?”. Também tivemos a intenção de fazer os alunos olharem com afeto para o lugar onde vivem.

Neste concurso, a nossa Casa, a Casa de Júlio Salusse, autor de “Cisnes”, um dos poemas mais belos já composto, cumpre suas finalidades. Durante a cerimônia, o auditório repleto me fez constatar que a Academia está cheia de vida e seus acadêmicos trabalhando para tê-la com as portas e janelas abertas para a cidade. 

Além dos alunos premiados, acompanhados por suas famílias, amigos e professores, contamos com a presença da Secretária de Educação, Caroline Moura Klein, do Secretário de Cultura, Daniel Figueira, Jorgeana da Vitória Abreu, Coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação, Márcia Machado, Coordenadora da Biblioteca da Secretaria Municipal de Cultura. Depois da cerimônia, a Academia ofereceu aos presentes um coquetel, durante o qual puderam compartilhar aquele vitorioso momento, conversar e reencontrar pessoas.

Enfim, a literatura engrandece, transforma e une as pessoas. Acredito que um jovem, depois de vencer um concurso literário, seja uma pessoa enriquecida pela experiência de ter realizado uma tarefa desafiadora com empenho, criatividade e inteligência. Reconheço que a sensação de ter conquistado uma vitória com lisura e autenticidade é importante para a construção do caráter de uma pessoa.

Salve os vencedores dos 6ª. e 7ª. anos do Ensino Fundamental: Rafaela Vieira Giz, Ana Júlia Marchon Freiman, Polyana Lima Batista Breder, Maria Eduarda Combat, Miguel Netto. 

Salve os vencedores dos 8ª. e 9ª. anos do Ensino Fundamental: José Fraga Storani, Fernanda Tardin Linhares, Davi Rocha, Kauê Jorge Linhares Veloso, Lara Figueira Pinto Bastos.

Salve os professores:  Rosiara Campos Knupp, Daniele de Souza Figueira, Olympia Maria de Lima David, Aparecida Eva de Lacerda de Freitas, Juliana Barros Muniz, Juliana de Souza Cabral.

Salve a professora Jorgeane da Vitória Abreu, coordenadora de Língua Portuguesa.

Salve Maria Janaína Botelho, nossa presidente.

 

Publicidade
TAGS:
Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.