Novidade

Vinicius Gastin

Esportes

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Ministério do Esporte apresenta o Programa Paradesporto Brasil em Rede

Desde o início desta semana, a Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), do Ministério do Esporte, está promovendo uma série de dez lives, que são transmitidas no canal do MEsp no YouTube. O objetivo é apresentar os frutos da implementação do PPBR (Programa Paradesporto Brasil em Rede), realizado por intermédio de parceria envolvendo o Governo Federal, por meio da SNPAR e universidades e institutos federais que possuam curso de educação física, por meio de Termo de Execução Descentralizada.

O Programa PPBR consiste na criação e na manutenção de núcleos voltados ao paradesporto em institutos federais de educação superior, com acadêmicos e docentes da área de educação física que estão conectados em rede, visando expandir o alcance e a equidade no acesso ao paradesporto nas regiões Norte e Nordeste e estimulando a produção de conhecimento e a replicabilidade de ações em outras localidades.

O público-alvo são pessoas com deficiência, de todas as naturezas: física/motora, sensorial (visual e surdez), intelectual, surdocegos, bem como deficiências múltiplas, síndromes e transtornos, como o Transtorno do Espectro Autista, sem limite de idade.

Deve ser priorizado o atendimento de, no mínimo, 50% de mulheres e meninas com deficiência. A quantidade de beneficiários depende da estrutura de cada núcleo, sendo, no mínimo, 30 alunos.

 

Rolando

Brasileiro de Motocross tem novas etapas

A equipe Honda Racing foi o destaque da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. Em uma pista desafiadora, montada no CTG Fazenda Silva Neto, em Canelinha-SC, os pilotos do time garantiram no último  domingo, 7, quatro vitórias e a liderança nas categorias MX1, com o francês Stephen Rubini, e MX2 e MX2Jr, ambas com o catarinense Vitor Borba.

Na MX1, Rubini se sentiu à vontade em um circuito que lembrou bastante as pistas europeias, com subidas e descidas constantes e o piso mais pesado pela chuva. Depois de saltar na frente, imprimiu um ritmo forte que o fez terminar com mais de 24 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Na Elite MX, bateria que reúne pilotos das classes MX1 e MX2, ele largou no meio do grupo e ganhou posições para terminar em segundo. A soma dos resultados valeu a condição de líder do campeonato.

"Foi um bom dia. Venci a primeira corrida e, na segunda, não larguei tão bem. Tive de atacar forte para me colocar em segundo, infelizmente o primeiro estava distante e não consegui me aproximar. Procurei correr com inteligência e assegurar os pontos da segunda posição e a liderança. Ainda temos muitas corridas pela frente e vou lutar para manter a ponta", disse Rubini.

O fim de semana foi positivo também para o equatoriano Jetro Salaza. A quinta posição na prova da MX1 e a quarta na Elite fizeram dele o quarto maior pontuador da categoria em Canelinha. "Eu me senti melhor nessa etapa e consegui subir no pódio das duas provas, que era meu objetivo. Agora é prosseguir a evolução e passo a passo conquistar outros bons resultados."

Gustavo Pessoa teve de buscar a recuperação nas duas largadas. Uma queda na corrida da MX1 o fez perder várias posições - mesmo assim conseguiu avançar até o sétimo lugar. Na Elite MX, uma colisão com outro piloto o atrasou, fazendo com que recebesse a bandeirada em 12º (nono entre os pilotos da MX1). "Infelizmente não foi uma etapa das melhores para mim, mas foi um dia muito positivo para a equipe Honda Racing e isso me deixa muito contente”, comentou.

  • Foto da galeria

    Lives sobre o Paradesporto são transmitidas no canal do MEsp no YouTube (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Competição de motocross tem movimentado diversos pilotos e equipes pelo país (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Na última etapa, equipe Honda Racing se destacou (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.