Muitas histórias…

Vinicius Gastin

Esportes

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Elo Futsal completa 45 anos de atividades, jogos e encontros

               A nossa vida é feita de Elos. Daqueles que se perpetuam, muitas vezes, sem uma explicação lógica. Porque a lógica da nossa vida, através dos elos que construímos, é eternizar momentos que fazem o nosso coração transbordar felicidade. O esporte une, transforma e perpetua. Quem está e quem já se foi. E ao longo dos últimos 45 anos, dentre tantos que passaram, todos ainda lá estão. Na quadra ou no coração do grupo atual, que toda semana, durante praticamente todo o ano, veste os uniformes, calça as chuteiras e entra em quadra ou em campo. Encanto que se reforça a cada gol e a cada resenha pós-pelada.

        Para celebrar essa história, a Câmara Municipal promoveu, na semana passada, sessão solene em homenagem aos 45 anos do Elo Futsal. O evento, proposto e presidido pelo vereador Claudio Leandro, reuniu atletas da equipe, familiares e trovadores de Nova Friburgo. Dentre os destaques, a apresentação da camerata da Euterpe Friburguense e a entrega de uma moção especial de louvor à equipe. A seção local da União Brasileira dos Trovadores (UBT) promoveu um concurso de trovas, com a temática do Elo, e a premiação aconteceu durante a sessão solene. O secretário municipal de Esportes, João Victor Duarte, também prestigiou o evento.
                Ao longo do período, filhos, netos e familiares dos primeiros atletas se juntaram a amigos que também passaram a fazer parte do grupo, sempre com o objetivo de se reunir para jogar a tradicional pelada e confraternizar. No final dos anos 1970, José Tadeu e Jairo Campos terminaram o período no serviço militar, mas a amizade permaneceu. A partir de uma conversa entre eles, surgiu a ideia de reunir um grupo regularmente para jogar futebol e o desejo foi repassado para Orani, o então diretor do Instituto Pátria e Cultura. Era o início, em 1978, de uma história que já tem 45 anos.

        Os primeiros jogos aconteceram no ginásio Celso Peçanha, duas vezes por semana. À época, os campeonatos esportivos surgiram pela cidade e os empecilhos para alugar uma quadra foram muitos. A vontade de continuar reunindo o grupo superava qualquer dificuldade e as partidas se dividiam pelo Clube do Prado, Ginásio Glauber Rocha, Duas Pedras, Rendas Arp, Colégio Canadá, Torrington, Licínio Teixeira e Nossa Senhora das Dores. Não importava a distância e nem o obstáculo.

        Os laços de amizade foram fortalecidos e 20 anos depois o IPC de Futebol de Salão passou a se chamar Elo Futsal. “Certa vez, chegamos a uma quadra onde havia acontecido uma prova no dia anterior. Havia mais de 300 cadeiras e nós, um grupo de oito jogadores limpou o local para podermos jogar. Perguntaram ao Orani como iríamos tirar tudo, e ele, na hora, respondeu: tirando. Arrumamos rapidamente e jogamos”, recorda o professor José Tadeu.
        O desafio de arrumar a quadra antes de a bola rolar foi uma rotina durante o período no Clube do Prado. Aos sábados, as mesas e cadeiras tomavam conta do espaço para a realização dos bailes, e a limpeza na manhã de domingo ficava por conta do grupo. Quando o jogo começa, a união fica um pouco de lado. A vontade de vencer, as discussões sobre faltas e pênaltis e as reclamações fazem parte dos encontros.
        O primeiro uniforme do Elo, no início dos anos 80, tinha a predominância do vermelho nas camisas, calções e meiões, com detalhes em branco. A estreia aconteceu na quadra do Colégio Canadá, onde atuaram José Tadeu, Márcio, Geci, Alessandro, Marco, Luis Argentino e Gilberto. Desde então, várias versões foram utilizadas até chegar ao atual modelo.

  • Foto da galeria

    Representando o Elo, o professor José Tadeu recebeu a Moção Especial de Louvor oferecida pelo vereador Claudio Leandro

  • Foto da galeria

    Sessão solene reuniu alguns dos jogadores mais antigos e também o secretário de Esportes de Nova Friburgo

  • Foto da galeria

    Durante o evento, a UBT premiou as melhores trovas em homenagem à equipe

  • Foto da galeria

    Familiares, amigos e trovadores prestigiaram a sessão solene

  • Foto da galeria

    Jogadores do Elo estiveram presentes à homenagem na Câmara Municipal

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.