“Verba destinada à educação ambiental ia para publicidade”

Denúncia do secretário de Governo, Pierre Moraes, foi feita na Câmara. Único órgão que não recebeu nenhuma verba foi A VOZ DA SERRA
quinta-feira, 01 de julho de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
A EBMA (Arquivo AVS)
A EBMA (Arquivo AVS)

Na última segunda-feira, 28 de junho, quando participou de audiência na Câmara Municipal, a convite da Comissão de Serviços Concedidos para explicar o contrato emergencial da prefeitura com a empresa de ônibus Itapemirim, o secretário geral de Governo, Pierre Moraes, iniciou sua participação falando da economia feita pelo governo com revisões de contratos com as concessionárias.

Entre eles, o contrato com a Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA),  conforme noticiado por A VOZ DA SERRA, no último dia 8 de junho, que gerou uma economia de R$ 5 milhões aos cofres públicos. Além disso, na mesma audiência, Pierre denunciou que “grande parte da verba destinada ao Centro de Educação Ambiental (CEA) era usada para publicidade na imprensa. O único órgão que não recebeu foi A VOZ DA SERRA”, informou Pierre. O jornal, nos últimos anos, cobrava da Secretaria de Meio Ambiente e a prefeitura o funcionamento pleno do CEA com sua missão de estimular a conscientização ambiental. A verba destinada à educação ambiental continua integrando o contrato de concessão com a EBMA.

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o atual secretário de Governo, Pierre Moraes, quando ainda era vereador, conseguiu, após longo procedimento fiscalizatório, chegar a uma lista de comunicadores beneficiados com os recursos do CEA. Em nota, a prefeitura também informou que  “o recurso permanecia na conta da EBMA e era direcionado por determinação da prefeitura.”

O repasse mensal é de aproximadamente R$ 54 mil. Em nota, a prefeitura ainda informou que “é a primeira vez que esses recursos chegam ao município e estão sendo direcionados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, sob a tutela da Secretaria de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A mudança se deu a partir de reunião com a concessionária e foi formalizada no mais recente termo aditivo. Vale registrar que a própria empresa também sempre teve o desejo de transferir esses recursos de maneira transparente e direta.”

Também em nota, a  EBMA informou que “os recursos financeiros destinados para o Centro de Educação Ambiental (CEA) e atividades ligadas ao meio ambiente no município de Nova Friburgo correspondem a percentuais da receita da empresa, conforme previsto em contrato. A aplicação dos recursos é de responsabilidade do poder concedente”, informou a concessionária. 

 

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra