Valorização do mercado imobiliário atrai investidores a Búzios

Município da Região dos Lagos é bastante procurado por friburguenses
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, que já foi eleito o “melhor destino turístico de sol e praia do mundo”, pelo Salão Internacional do Turismo, Arte e Cultura, e já foi o paraíso secreto de Brigitte Bardot, além de ser um dos destinos mais procurados por estrangeiros que visitam o país, vem retomando a sua referência em turismo. O município praiano é um dos destinos preferidos dos friburguenses para lazer nos fins de semana, feriadões e férias e agora desponta na mira de investidores do mercado imobiliário. 

Com características de um elegante vilarejo europeu, aliado à completa gama de serviços e atrativos históricos e culturais, Búzios vem de encontro às necessidades do público pós-pandemia, em busca de qualidade de vida, mobilidade urbana, praias e segurança. 

Especialistas afirmam que o município de apenas 26 mil metros quadrados é uma grande aposta de valorização para os próximos anos. Obras de infraestrutura, como revitalização de rodovias, e investimentos em segurança, com a instalação de um moderno centro de monitoramento, bairros planejados além de um aeroporto com previsão de receber voos comerciais em breve, são mais fatores apontados pelo especialista em mercado imobiliário nacional, Renato Monteiro, CEO do Grupo Sort Investimentos. 

A projeção de valorização, segundo ele, é de um incremento de até 100% nos próximos quatro anos. “Búzios tem todas as características naturais do Nordeste, de clima e natureza, mas está estrategicamente localizada no Sudeste. Além de todos os atrativos turísticos, que fazem deste balneário um dos destinos mais cobiçados por brasileiros e estrangeiros, a cidade tem sol o ano inteiro e baixa incidência de chuva, além de gastronomia de altíssimo nível. Outro diferencial é que Búzios preserva a cultura local e se preocupa com o crescimento ordenado, inclusive, com baixo índice de supressão vegetal dos terrenos que garantem a preservação da natureza e o controle da densidade demográfica, além da chegada de bairros planejados. A cidade tem tudo para ser referência nacional em valorização no mercado imobiliário”, explica Monteiro.

Investimentos em infraestrutura 

O bairro planejado de Búzios foi construído na Praia Rasa é um projeto de desenvolvimento urbano irreplicável, já que está instalado em uma área de mais de 6 milhões de metros. O empreendimento propõe uma nova geografia para a cidade com a abertura de canais, inspirado na cidade francesa Côte d’Azur, vizinha a Saint-Tropez, na Riviera Francesa, uma das áreas mais luxuosas e caras do mundo, criando um grande arquipélago navegável e ideal para a prática de esportes náuticos, como kitesurf e vela. 

O bairro conta também com aeroporto próprio, com capacidade para receber jatos executivos, táxis aéreos e helicópteros, estrutura profissional para treinamento de triathlon e campo de golfe. Além de uma marina com infraestrutura completa para atracação de barcos e veleiros. 

Segundo o especialista, para quem quer garantir um maior retorno do investimento, este é o momento ideal para a compra de imóveis em Búzios, já que o preço dos imóveis está baixo em comparação a outros balneários brasileiros, o município terá uma onda de valorização por conta de novos empreendimentos que serão lançados. 

Vale destacar que foi de Renato Monteiro a previsão que Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, quando estava em quinto lugar no ranking nacional, teria o metro quadrado mais caro do país após a conclusão da obra de alargamento da faixa de areia. Previsão que foi concretizada e a cidade segue no topo do ranking da FipeZap há mais de um ano. 

“Búzios, inclusive, tem algumas características de Balneário Camboriú como a escassez de terrenos frente-mar, já que a orla tem apenas oito quilômetros e excelentes índices de qualidade de vida e segurança”, completa Monteiro. O município reúne mais de 20 praias, além de galerias de arte de nível internacional, restaurantes com assinatura de renomados chefs, entre outros atrativos que têm atraído público de alto poder aquisitivo. 

Na última temporada, a visitação turística passou de 51 mil para mais de 300 mil visitantes, o que representa um aumento de quase 400%, fator que impactará diretamente o preço dos imóveis. Segundo o último levantamento do IBGE, a renda per capita de Búzios é superior a R$ 60 mil e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH), de 0,728.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: