Urnas eletrônicas já estão prontas

Nova Friburgo é sede do Polo Eleitoral, onde são preparadas as urnas de outros nove municípios vizinhos do Centro-Norte
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Nova Friburgo é o município polo do Centro-Norte também quando o assunto é eleições. É aqui onde as urnas eleitorais que registrarão os votos dos eleitores friburguenses e de mais nove municípios da região Centro-Norte fluminense são preparadas, em um galpão, no distrito de Conselheiro Paulino. Nesta semana está sendo feito esse trabalho nas urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições 2022, que acontece em 2 de outubro. A inseminação e o lacre são feitos em cerimônias públicas, onde podem estar presentes representantes dos partidos políticos, além de servidores da Justiça Eleitoral e a população em geral.

Na primeira etapa da preparação das urnas são instalados o sistema operacional, programas e os dados de candidatas, candidatos, eleitoras e eleitores, utilizando-se as mídias que foram geradas previamente. Já na segunda etapa, são realizados testes de votação por amostragem. Nesses testes, emite-se a zerésima, seguida de uma votação simulada e, depois, imprime-se o boletim de urna.

Após a preparação das urnas, todas as portas de acesso físico e compartimentos internos são lacrados. Os lacres utilizados nessa etapa são produzidos pela Casa da Moeda e possuem propriedades químicas que impedem qualquer tentativa de violação.

Em Nova Friburgo, as 284 urnas usadas na 222ª Zona Eleitoral passaram pelo processo de preparação na última segunda-feira, 19. Já as 177 urnas da 26ª Zona Eleitoral foram preparadas para o pleito na terça-feira, 20. Além dessas, o município conta ainda com 60 urnas de contingência (reservas) para serem usadas em caso de necessidade de substituição do equipamento.

Na quarta-feira, 21, as urnas que serão utilizadas em Bom Jardim, Duas Barras, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Cantagalo foram  preparadas para o pleito. Na quinta-feira, 22, foi a vez das urnas das cidades de Carmo e Sumidouro. E, hoje, 23, é a vez do preparo dos equipamentos que serão utilizados nas eleições nas cidades de Cordeiro e Macuco.

Antes da inseminação e do lacre das urnas, houve a cerimônia da geração das mídias. Nessa fase de preparação das urnas eletrônicas para o pleito, os dados e fotos de candidatas e candidatos, bem como a lista de eleitoras e eleitores de cada seção, entre outras informações, são armazenados em cartões de memória que são usados na etapa de carga e preparação das urnas.

Nova Friburgo poderá contar com auxílio da Força Federal

O Tribunal Superior Eleitoral (SFT) autorizou o apoio da Força Federal, em 568 localidades, de 11 estados brasileiros, entre elas, está Nova Friburgo. O intuito é o reforço da segurança durante o primeiro turno das Eleições 2022.

No Estado do Rio de Janeiro, que solicitou apoio para o maior número de locais, o contingente da Força Federal deve atuar em 167 localidades de diversas zonas eleitorais, conforme solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965.

LEIA MAIS

Resultados do primeiro turno das eleições frustraram as previsões das pesquisas feitas pelos principais institutos do país

Material facilita o acesso de eleitores, candidatos e partidos aos prazos a serem cumpridos

Urnas serão “reinseminadas” para o segundo turno no próximo dia 30

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra