Um verão escaldante pede sobremesas típicas no cardápio

Geladinho gourmet, dindin, gelinho, sacolé, cremosinho...
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Para quem ainda não experimentou, geladinho gourmet é um sorvete caseiro, artesanal, batido no liquidificador e embalado em saquinho apropriado para congelar e ser consumido diretamente nele. De baixo custo, essa sobremesa saborosa é a pedida perfeita para se refrescar nesse verão que, garantem os meteorologistas, promete ser o mais quente dos últimos 100 anos.

Em cada lugar do Brasil essa guloseima recebe um nome diferente: nas regiões Sul e Sudeste, as pessoas chamam de gelinho gourmet, flau gourmet, juju gourmet e chopp gourmet; no Rio de Janeiro é sacolé gourmet. Já no Nordeste, a receita é mais conhecida como dindin, chup-chup e cremosinho, todos gourmet. Cada lugar tem seu jeito próprio de chamá-lo. 

A turma do geladinho começa a produção antes do verão apontar no horizonte. A novidade é que neste ano a gourmetização da receita ganhou novos adeptos, uma gente determinada a ganhar dinheiro extra trabalhando em casa, incrementando a produção de sacolés para vender. Os que se encontram desempregados e podem se dedicar exclusivamente à atividade, têm alcançado uma renda significativa vendendo o geladinho preferido da galera que curte as delícias do verão. 

Mas é importante saber que hoje em dia não adianta apenas oferecer o geladinho tradicional, aquele feito da fruta. Para quem pretende ter um negócio lucrativo, é preciso inovar na hora de fazer o seu. O segredo é ter receitas diferenciadas para agregar valor ao seu negócio. 

Um exemplo friburguense

Foi o que fez há sete anos a friburguense Daniela Pinheiro, após o nascimento de João Pedro, seu primeiro e único filho. Sem ter com quem deixar seu bebê para voltar ao mercado de trabalho, sem uma rede de apoio, ela escolheu uma atividade que pudesse desenvolver em casa, e remunerada, para poder ajudar nas despesas da família. “Tive a ideia de fazer sacolé, que acabou por entrar na minha vida para tornar realidade outros sonhos”, conta.

Entre os sabores que se destacam em sua produção estão a tortinha de limão, que segundo ela conquistou sua clientela porque “lembra mesmo a irresistível torta”. Seu carro-chefe é o sacolé de maracujá com chocolate, o sabor mais pedido. Mas, em sua cozinha não reinam apenas os sacolés. Criativa e dedicada, Daniela criou um pão de mel cuja receita foi elaborada por ela, “com todo cuidado e coração”. É seu maior orgulho. 

“O pão de mel foi criado em outra época muito especial, quando minha sogra adoeceu e me dispus ajudar a cuidar dela. Foi um novo momento em que precisei me esforçar mais para dar conta de todas as tarefas diárias. Por outro lado, tudo isso me fortaleceu, me levou pra frente. O pão de mel é resultado desse período.”

Daniela revela  que a produção do sacolé exige padrões adequados de higiene e cuidados específicos, visando a qualidade do produto, atenção à validade, rigor com os prazos para evitar o desperdício e preservar a saúde do consumidor. Outro cuidado fundamental é com o plástico usado no acondicionamento do suco para o congelamento. 

“Quando degustamos um geladinho, o plástico entra em contato com a boca. Então, ele deve estar limpo e ser atóxico, para não causar problemas de saúde. Observo todos esses passos no processo, porque primamos pela responsabilidade e levamos a sério a confiança de nossos clientes”, ressaltou a jovem empreendera.

Contatos: Instagram @dolce.mel e Whatsapp (22) 98120 5919. Daniela Pinheiro também fornece para supermercados, bombonieres e restaurantes, em forma de atacado.

Receitinhas básicas

Manga

Ingredientes: 1 manga madura picada; 600ml de água gelada; adoçante/açúcar a gosto. 

Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Vá colocando açúcar aos poucos para não adoçar demais. Bata os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Coe e coloque nos saquinhos.

Maracujá

Ingredientes: 700 ml de leite integral; 1 lata ou caixinha de leite condensado; 1 pacotinho de polpa congelada de maracujá.

Preparo: Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo. Coe para retirar a espuma e despeje em saquinhos ou em copinhos de café descartáveis. Feche cada um e leve para o congelador por no mínimo 4 horas.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: