Um Natal cheio de boas ideias

Artesãs aproveitam a época para criar peças únicas e diferenciadas de decoração e gerar uma oportunidade de renda
sexta-feira, 09 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Para muitos, essa é a melhor época do ano. O motivo? A magia do Natal que sempre vem acompanhada de uma decoração de encher os olhos, com muitas luzes e, claro, criatividade. Três artesãs friburguenses estão inovando para deixar a casa dos clientes mais bonita e com peças personalizadas neste Natal. Criando peças únicas, elas vêm conquistando seu espaço não só na decoração das casas dos clientes, mas também para presentear, obtendo assim, uma oportunidade de renda extra.

A artista plástica e ilustradora Chris Salomão, tirou os desenhos e as letras do papel e as transferiu para as bolas de Natal. Há três anos, ela produz bolas com nomes e artes. Mas as com nomes são as campeãs de pedidos. “O Natal, com suas memórias infantis, sempre me envolveu nesse mundo lúdico. A minha prima me deu a ideia de caligrafar as bolas e todos os anos, nessa época, são as campeãs de pedido. Em 2020, foram mais de 700”, disse ela.

As famílias aproveitam esse clima de união e levam para suas árvores as bolas com os nomes de seus integrantes. Mas, também há outras formas de descrever a família nas bolas. “Certa vez recebi um pedido de uma família com sobrenome de Frango. Pintinhos, galos e galinhas enfeitaram os ninhos da família. E como todo ilustrador que ama desenhar fiz um de cada tipo”, revelou ela.

Chris Salomão faz bolas de todas as cores, mas, segundo ela, as clássicas resistem ao tempo e as vermelhas e douradas são as mais pedidas. “ Elas vêm sortidas entre lisas, foscas e com glitter em três tamanhos P 8cm, 10cm M e 12cm G. E a arte é ao gosto do cliente: nome ou ilustração”, explica a artesã.

E para quem deixou a decoração ou os presentinhos para a última hora, a ilustradora está recebendo encomendas até o dia 23. “É importante ressaltar a importância de dar oportunidade aos artesãos locais, mães empreendedoras, e também aos produtos sazonais”, lembra Chris Salomão. As encomendas podem ser feitas pelo whatsapp  (22) 99962-4114 ou Instagram @chrisalomao_arte.

Bolas com fotos

A criatividade não para. E produtos personalizados com fotos também têm um lugar especial no coração das clientes...ops...melhor dizendo, nas árvores de Natal. A artesã Lívia Queiroz, que trabalha também com personalizados e queria algo diferente esse ano, com custo diferenciado para a decoração de Natal. Então, encontrou nas pesquisas, uma bola diferente de Natal com fotos.

“E além das fotos dos membros das famílias, podemos fazer também com palavras, com foto dos pets. Inclusive tive um pedido inusitado, com a foto do atual presidente da República, tirada pessoalmente pela dona do pedido”, disse ela, demonstrando que não há limites para a criatividade.

Assim como essa bola, que é, na verdade, uma bolacha, pode ter outros usos, além de enfeitar a árvore de Natal. Uma ideia legal também para fechar as embalagens dos presentes, como se fosse uma tag”, sugere a artesã.

Lívia também está com vagas para encomendas pelo o WhatsApp 22 99726-8590 ou pelo seu instagram @alegrapersonalizados

Criatividade em crochê

Foi a época em que os pontos de crochê davam formas apenas aos paninhos de mesa, bandejas e colchas. Nas mãos da jovem artesã, Maria Rita Aguiar, de apenas 22 anos, o crochê ganha a forma que o cliente desejar: personagens infantis, bonecos, santinhos e claro os tradicionais personagens do Natal.

Com linha e agulha, ela faz Papai e Mamãe Noel, renas, bonecos de neves e presépios. “As ideias de produzir os enfeites de Natal, ou afetos de Natal como chamamos carinhosamente surgiram no primeiro ano da Afeto em Crochê, meu ateliê, em 2020. Me inspirando e conhecendo o trabalho de outras artesãs, tive a vontade de produzi-las e foi um sucesso de cara”, explicou ela.

Nesse terceiro ano, a produção de peças encomendadas para o Natal começou em setembro. “Tive o pedido de uma Mamãe Noel esse ano e nenhuma das inspirações e padrões que eu tinha disponível de outra artesã me agradaram. Então nós criamos uma Mamãe Noel de quase 40 centímetros para uma cliente, 100% do 0, com nossas ideias”, vibra ela.

Além da Mamãe Noel, Maria Rita, que trabalha fazendo as peças com o namorado, Igor Maduro, já teve a oportunidade de produzir, no Natal do ano passado, um pouco de um presépio. “Nossa pretensão é produzir um presépio inteiro. O que ainda não aconteceu devido ao grande número de pedidos das outras peças, esse ano”, disse a artesã.

Apesar da agenda para o Natal deste ano já estar fechada, Maria Rita e Igor estão abertos para encomendas a partir do próximo ano. E o que começou como hobby na época de pandemia, virou a fonte principal de renda dos dois. “Minha sogra me ensinou o básico e eu fui para a internet aprofundar. A partir disso, comecei a produzir outros, para dar de presente e resolvi que criaria a Afeto, sem nenhuma expectativa de crescimento. Mas a verdade é que no mesmo mês comecei a ter encomendas e nunca mais parei. Meu namorado aprendeu crochê, assim como eu e hoje produz junto comigo. Minha renda é 100% proveniente do artesanato. O quartinho de bagunça de casa virou meu ateliê e dedico grande parte do meu tempo para produzir os afetos e realizar muitos sonhos. Nós produzimos desde chaveiros de santinho a decorações completas de quartos infantis”, conta a artesã.

E pra quem quiser encomendar as peças feitas por Maria Rita e Igos só entrar em contato pelo Whats App (22) 988598135 ou pelo Instagram  @afetoemcroche.

  • Chris Salomão

    Chris Salomão

  • Maria Rita Aguiar

    Maria Rita Aguiar

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: