Transporte público: Prefeitura suspende licitação de serviço de bilhetagem eletrônica

Certame deveria ter acontecido no dia 8, mas foi adiado após pedidos de esclarecimentos e impugnação por empresas interessadas
sexta-feira, 11 de agosto de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Anunciada no final do mês passado, a licitação para contratação de empresas especializadas em prestação de serviços para o gerenciamento do sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos e monitoramento do serviço municipal de transporte coletivo, foi suspensa, no dia em que aconteceria, 8 de agosto.

No aviso de suspensão, a prefeitura informou que o motivo da ação foi para melhor análise dos pedidos de esclarecimento e impugnação interpostos e eventual revisão, adequações e alterações pertinentes ao edital do presente processo licitatório.

Em nota, a prefeitura informou que as empresas apresentam algumas questões, que podem ser acatadas ou não, o que também faz parte do procedimento licitatório, sobretudo numa licitação deste porte, que é bastante técnica e complexa. A nota informou ainda que “a suspensão é uma medida que pode proporcionar o aprimoramento do edital, caso os pontos levantados pelas concorrentes sejam pertinentes, aprimorando consequentemente o futuro contrato e prestação do serviço”.

De acordo com a prefeitura, elaboradas as respostas às empresas, se houver necessidade de alterações no edital, elas serão feitas e, a partir daí, o edital será publicado novamente.

No anúncio da licitação, a prefeitura havia informado que “o sistema de bilhetagem eletrônica proposto está em consonância com a modernização implementada em diversos municípios, portanto, sua concepção está vinculada à modernidade e as necessidades dos usuários. Entre as principais mudanças, o fundamental na contratação de empresa para gerenciamento da bilhetagem eletrônica é permitir maior transparência nas informações, acompanhamento dos dados, além de permitir ao poder concedente o gerenciamento dos valores arrecadados para posterior remuneração da empresa que irá operar o futuro sistema de transporte público”.

O sistema de bilhetagem atual é de administração da empresa que opera o serviço de transporte público, a Friburgo Auto Ônibus (Faol). Atualmente estão em operação os cartões vale-transporte Fricard e Riocard.

Licitação do transporte

No início de julho, a Câmara de Vereadores debateu, em audiência pública, a situação do transporte público municipal em Nova Friburgo. Foram abordados, entre outros temas, o atual cenário e a proposta para a futura licitação de concessão do serviço. Além disso, a prefeitura também encerrou, no mesmo período, a consulta pública sobre o edital de concessão do serviço de transporte público. 

De acordo com a prefeitura, “o resultado da consulta pública tem como objetivo auxiliar no aprimoramento do edital do transporte público, portanto, as proposições são direcionadas à equipe técnica e não haverá apresentação para os cidadãos. Ainda não há data definida para o lançamento do edital, que está recebendo ajustes”.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: