Torneio de robótica em Brasília tem participação de friburguenses

A equipe friburguense Tucanus compete na categoria FRC (First Robotics Competition)
sexta-feira, 01 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Cláudio Reis/Firjan)
(Fotos: Cláudio Reis/Firjan)

Depois de meses dedicados à programação e construção de robôs e, também, ao desenvolvimento de projetos que integram inovação, tecnologia e arte, sete equipes de robótica de cinco unidades do Senai-Sesi do Estado do Rio de Janeiro estão marcando presença no Festival Sesi de Educação, que está acontece até este sábado, 2, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O Senai-Sesi de Nova Friburgo é representado no evento pela Equipe Tucanus.  

O torneio conta com a etapa nacional classificatória para o torneio mundial de robótica da First, a ser realizado em abril, em Houston, nos Estados Unidos. A competição nacional tem a participação de mais de dois mil estudantes, com idades entre 9 e 19 anos, de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas de todo o país.

Do Estado do Rio de Janeiro, 74 alunos e alunas estão em Brasília desde a última quarta-feira, 28 de fevereiro. Eles são moradores de Nova Friburgo, São Gonçalo, Resende, Nova Friburgo, Macaé e da capital. A  equipe friburguense Tucanus compete na categoria FRC (First Robotics Competition), em que os alunos precisam construir robôs que chegam a pesar 56 quilos e ter 1,2 metro de altura. A caravana de Nova Friburgo é composta por 12 alunos, dois técnicos e um mentor.

Criação da Equipe Tucanus

João Caldeira, de 17 anos, aluno do Senai-Sesi de Nova Friburgo e participante da Tucanus, conta que, a cada temporada, os alunos têm missões diferentes. Em 2024, o robô industrial construído por eles tem 36 quilos e 60 centímetros de altura. Mas a maior novidade preparada pela equipe é uma guitarra que funciona como controle remoto para as funcionalidades do robô.

“Temos botões que servem para executar as tarefas, que são lançar argolas e equilibrar o robô em uma corrente. Tivemos essa ideia da guitarra porque alguns integrantes da nossa equipe são músicos. Além disso, a guitarra tem tudo a ver com a temática definida para a temporada: a arte”, detalha João.

Além da competição de robôs em arena, as equipes tiveram que elaborar ações sociais que atendam à comunidade onde vivem. “Esses projetos fazem com que toda nossa comunidade tenha contato com o mundo da robótica. Em Nova Friburgo, dois estudantes da nossa equipe estão auxiliando professores de escolas estaduais, que tinham uma sala maker com impressora 3D, para que eles pudessem instruir seus alunos”, explica Izadora Bravo, de 16 anos.

O diretor de Educação do Senai-Sesi, Vinicius Cardoso, destaca que é fundamental o investimento na participação desses jovens em eventos como o Festival, como uma forma de estimular os estudantes. “Os nossos alunos e alunas têm a oportunidade de fazer contato com estudantes de outras escolas, de formar redes de amizade e de colaboração profissional para o futuro. Além disso, o ensino da robótica é um estudo aplicado, o que estimula crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades técnicas e socioemocionais para solução de problemas e para o trabalho colaborativo. O estudo e prática das tecnologias associadas à robótica permite que eles as desmitifiquem, que se sintam mais à vontade em suas presenças”, ressalta Cardoso.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: